3ª edição do Projeto Salvem Nossos Figosexposição inaugura sexta, 3 de outubro

O Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto sedia a partir desta sexta-feira, 3 de outubro, a exposição “Salvem os Nossos Figos” com trabalhos de 20 artistas, sendo 19 de Valinhos e um de Campinas.
O Projeto Salvem os Nossos Figos, idealizado pelo OCUPE.ARTE, um coletivo de arte dda cidade, foi contemplado pelo edital da Lei Aldir Blanc em 2024. São 20 artistas participantes, que receberam figos em cerâmica produzidos pelo artista e escultor Aldemir Cândido, e cada um fez a sua arte na pequena peça. Num sábado, os figos foram distribuídos por toda cidade, com um recadinho para quem achasse a peça que poderia levar e marcar o Ocupe.Arte no Instagram. “A Ação foi um sucesso”, destaca Genivaldo Amorim, um dos responsáveis pelo projeto.
“Salvem os Nossos Figos”, tem um significado duplo, como um alerta para a necessidade de salvar a cultura do figo na cidade. Salvar com ela a cultura do campo em Valinhos e assim um modelo de cidade menos focado na especulação imobiliária, mais focado na agricultura familiar. “O projeto “Salvem Nossos Figos” fala sobre a identidade cultural de Valinhos de uma forma muito bonita e divertida, envolvendo diretamente os artistas e a população local” disse Genivaldo.
Participam desta edição os artistas: Amanda Barroso, Anderson Vicentini, Aninha Pinke, Arlete Luthold, Beatriz Amorim, Carol Zechinatto, Carriero (Campinas), Eliete Tordin, Fabia Betim, Fábio Vieira, Guairá, Jerci Maccari, Kamis Souto, Kláu Itami, Lira, Mauricio Kaschel, Melissa Costa, Pedro Colletto, Vinasz e Yoel Quezada.
A mostra ficará aberta para visitação até o dia 31 de outubro, de terça à sábado das 9h às 16h. “Estou muito feliz com mais este projeto do Ocupe.Arte, usamos a arte para dar luz sobre um elemento muito importante da identidade cultural de Valinhos, o figo, que apesar de sua importância social e cultural, vê sua produção diminuindo nas últimas décadas, e parte das plantações, sendo substituídas por empreendimentos imobiliários” . Afirma Tomás Cajueiro, fotógrafo e idealizador do projeto.
Mais informações sobre o projeto visite as redes do Ocupe.Arte no Instagram e Facebook: @ocupe.arte
A realização é do PNAB – Política Nacional Aldir Blanc; Ocupe.Arte; GenivalArte; Cajueiro Produções; com apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, Ministério da Cultura, Governo do Brasil – ao lado do Povo Brasileiro .
Serviço:
Exposição “Salvem Nossos Figos”
Local: Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”
R. Doze de Outubro, s/nº – Centro (Estação Ferroviária), Valinhos SP
Abertura: 03/10 (sexta-feira) às 19:00
Visitação: 04 a 31/10, de terça à sábado das 9h às 16h
Entrada: GRATUITA – Classificação: LIVRE
- Anterior Sábado é dia de Bazar Solidário do Patrulheiro
- Próximo AEVAL apoia Conselho Municipaldos Direitos do Idoso através da divulgaçãoe distribuição da Cartilha da Pessoa Idosa
0 pensamentos sobre “3ª edição do Projeto Salvem Nossos Figosexposição inaugura sexta, 3 de outubro”