Contas da APAE de 2021 mostram que entidade segue em equilíbrio financeiro
Em assembleia geral, a APAE de Valinhos aprovou por unanimidade, na noite desta terça-feira, dia 10, as contas do ano de 2021. Numa primeira análise, a auditoria das contas mostrou que os valores entre os ativos e passivos e entre as receitas e despesas, foram semelhantes se comparados os anos de 2020 e 2021, com a ressalva que o ano de 2021 foi fechado com todas as despesas em dia.
Além disso, em 2021 houve um aumento de quase R$ 1 milhão em receitas com restrição, ou seja, aquelas verbas com destino certo. Esse aumento também ocorreu no que diz respeito às receitas sem restrição, quem em 2021 foram da ordem de R$ 642 mil.
O presidente da APAE Valinhos, Luís Roberto Roson, fez algumas análises durante a assembleia que demonstraram a saúde financeira da entidade, como por exemplo o acréscimo de 5,41% nas receitas em 2021, se comparadas a 2020, e a diminuição de 0,8% nas despesas no mesmo período.
Outro dado apresentado foi o resultado do serviço de telemarketing que apurou uma queda de 6,13% em 2021. Mesmo assim, o telemarketing continuou sendo uma importante fonte de recursos para a entidade, uma vez que em 2021 teve uma receita líquida de 59%, contra um custo de 41%, aumento de 2% em relação a 2020, mesmo com a queda na arrecadação, fruto da crise financeira vivida pelo país decorrente da pandemia do coronavírus, entre outros fatores.
Apesar de todos os índices positivos, o presidente Roson fez questão de ressaltar que Outro importante dado apresentado foi o aumento da arrecadação através do Programa Nota Fiscal Paulista que passou de R$ 86 mil em 2020 para R$ 106 mil em 2021, resultado da intensa campanha realizada pela APAE.
Durante a assembleia, a Coordenadora de Assistência Social, Andréia Gomes Araújo; a Coordenadora de Saúde, Márcia Haguiuda; e a Diretora Escolar, Gisele Cristina Ormieres, também apresentaram os relatórios das atividades realizadas em 2021, que começou com grandes desafios em virtude da pandemia. Apesar disso, os atendimentos foram mantidos de forma remota e através do monitoramento das famílias, os casos que necessitaram de intervenções presenciais foram realizados através de visitas domiciliares ou através de agendamentos nas dependências da entidade, adotando todos os protocolos de segurança.
A partir do segundo semestre de 2021 foram retomados os atendimentos presenciais nas áreas de assistência social, educação e saúde com o revezamento de turmas e horários.
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