Cuidadores em Família foi o tema do encontro no Grupo Rosa e Amor
O Grupo Rosa e Amor promoveu um Encontro de Cuidadores em Família, com o tema: “Quando o desejo de proteger e cuidar tira a autonomia”, organizado pela equipe multiprofissional do Grupo, integrados pela, psicóloga Isabel Cristina Rodrigues, a terapeuta ocupacional Karoline Reis de Souza, Assistente Social Elisana Roberta Carvalho do Nascimento e a Enfermeira Luciane de Paula Santos, com a contribuição de demais membros da equipe.
O encontro realizado no dia 17 de novembro último, objetivou mostrar aos cuidadores, que o desejo de proteger e cuidar, pode em alguns momentos, interferir e tirar a autonomia de quem está vivenciando um tratamento oncológico. A doença ou limitações físicas durante o tratamento, podem causar alterações em suas funcionalidades e atividades de vida diárias e isso exige dos envolvidos (assistidas e seus familiares), adaptações quanto as funções e responsabilidades no dia a dia. Este encontro trouxe reflexões, trocas sobre os limites e o papel de cada um dos envolvidos, que mudanças podem gerar inseguranças e desentendimentos, por isso é importante que assistidas, seus familiares ou cuidadores e equipes de saúde como a do Grupo Rosa e Amor, conversem e planejem as ações no cuidado domiciliar. A comunicação, a escuta são ferramentas importantes para integrar, mas principalmente reconhecer a autonomia de quem está sendo cuidado, como também de quem cuida.
Foi um encontro muito importante que também promoveu momentos de descontração, com a realização de dramatizações, entrega de brindes e um café especial. “Que momentos assim, reverberem ainda mais, promovendo novos sentidos nesta jornada sobre cuidar”, enfatizam as profissionais do Grupo Rosa e Amor.
Tags #valinhosspencontrodecuidadoresemfamiliagruporosaeamorvalinhosprevencaoaocancerdemama
- Anterior Cadeiras de rodas e fraldas chegam em doação para o Recanto dos Velhinhos
- Próximo Presidente da FEAV apresenta resultados do JovemTEC
0 pensamentos sobre “Cuidadores em Família foi o tema do encontro no Grupo Rosa e Amor”