Genivaldo Amorim expõe instalação no Centro Cultural Vicente Musselli
Desde a última sexta-feira, dia 14, está exposta no Centro Cultural Vicente Musselli em Valinhos, a instalação do artista valinhense Genivaldo Amorim “Repouso eterno para meus corpos”. Em um tambor de metal pintado de azul na parte externa, e de preto na interna, o espectador visualiza através de uma espécie de visor transparente, instalado na tampa, sete pequenas esculturas em bronze repousando no fundo do tambor recoberto de areia e circundado por um arco de luz. Contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, realizado no ano passado em Valinhos, o artista apresenta pela primeira vez as obras que fazem parte de um grande, e ambicioso, projeto que pretende depositar as obras no ponto mais profundo do planeta, um local no Oceano Pacífico chamado “Challenger Deep”, com cerca de 11 mil metros de profundidade.
Recobertos por um emaranhado de formas orgânicas esculpidas, as peças em forma de ovos trazem também em cada uma delas a inscrição de alguns números, que representam o peso do corpo do artista no momento em que a obra foi esculpida, daí o título da obra. “É um projeto que fala de inacessibilidade, de extremos, de eternidade, da arte existindo muito além dos limites imagináveis”, diz o artista.
De execução complicada e cara, o projeto demandará acesso a instituições, equipamentos e profissionais muito específicos, encontrados em poucos locais do mundo. O projeto ainda não tem data para ser concretizado, sendo a exibição em Valinhos uma das muitas etapas que ainda terá que avançar antes de atingir o objetivo final.
O projeto tem apoio do Ocupe.Arte:Valinhos, da Secretaria da Cultura de Valinhos e é realizado através da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura.
O ARTISTA
Nascido em Umuarama PR em 1973, Genivaldo Amorim vive em Valinhos desde 1991 e trabalha em Valinhos e São Paulo, onde mantém um ateliê. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Uninter, trabalha com diversas mídias, principalmente instalações. Já expôs em diversos museus no Brasil e no exterior, em países como Alemanha, Uruguai, Camboja, Namíbia e Moçambique.
Serviço
Exposição da instalação “Repouso eterno para meus corpos”.
Local: Centro Cultural Vicente Musselli – Espaço Cultural Multiuso Flávio de Carvalho – Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 4.033, Bairro Santo Antônio – Valinhos SP
Visitação: De segunda à sexta das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h, até dia 5 de julho
Tags #valinhosspcentroculturalvicente musselligenivaldoamoriminstalacaorepousoeternoparameuscorpos
- Anterior ACES presente no Valinhos em Dança com a Mostra Cultural
- Próximo Recanto dos Velhinhos entrega 500 kits de feijoada em tempo recorde
0 pensamentos sobre “Genivaldo Amorim expõe instalação no Centro Cultural Vicente Musselli”