“As Dores da Alma” exposição de Amanda Barroso comemora o 10º ano nas artes – Exposição será inaugurada sexta-feira, dia 4 e no Museu Haroldo Pazinatto
Nesta sexta-feira, 4 de outubro, o Museu Haroldo Ângelo Pazinatto será o encontro dos artistas e amigos, para a abertura da exposição da artista plástica Amanda Barroso, intitulada “As Dores da Alma”, a primeira mostra individual da jovem.
A exposição não só celebra a carreira de Amanda Barroso, mas também marca o lançamento da Plataforma Ocupe.Arte, um novo projeto do coletivo Ocupe.Arte, que busca dar visibilidade e suporte a artistas emergentes de Valinhos. Esse projeto é realizado com apoio da Secretaria de Cultura através da Lei Paulo Gustavo.
A série “As Dores da Alma”, composta por 12 obras inéditas, retrata o processo pessoal e emocional de Amanda diante de desafios relacionados à saúde mental. Criadas entre 2017 e 2019, essas pinturas refletem momentos de crise e recuperação, com obras que transmitem angústia e deslocamento, mas também paz e compreensão. A artista transmite em suas obras, feitas com aquarela, questões sensíveis e atuais, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
A exposição “As Dores da Alma” abre nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 19h30 no Museu Haroldo Ângelo Pazinatto, com entrada gratuita e permanece até o dia 27, de terça a domingo das 9h às 16h, a exposição estará aberta para visitação.
As peças serão exibidas em ecobags, que, ao final da mostra, serão doadas a uma instituição local que lida com saúde mental, ampliando o impacto social da exposição.
A mostra será acessível, com audiodescrição disponível via QR Code e visitas guiadas, aos sábados, especialmente destinadas a pessoas com deficiências psicológicas ou psiquiátricas, além de uma vasta agenda completa do Projeto Cultural. De 4 a 27 de outubro, de terça a domingo das 9h às 16h, a exposição estará aberta para visitação.
No dia 5, das 10 às 11 horas, Genivaldo Amorim vai proferir uma palestra com o tema: ‘‘Arte em Valinhos: uma trajetória histórica “, público alvo para este evento serão Professores de Valinhos e região, e público em geral. Evento gratuito
No dia 9, às 19h30, Maura Âmbar fará uma palestra online pelo Instagram Ocupe.Arte, com o tema: “Prevenção ao Suicídio”. O objetivo é discutir como promover o cuidado à vida através da informação e recomendações práticas de prevenção e posvenção que é a ajuda e o cuidado prestado aos sobreviventes enlutados por um suicídio.
No dia 12 de outubro, será a grande oportunidade de conhecer a artista Amanda Barroso. À partir das 10 horas, no Museu Municipal, acontece uma visita guiada, onde ela vai compartilhar suas inspirações e processos criativos, será uma experiência única e aprofundada das obras expostas.
O Projeto prevê ainda, no dia 23 de outubro, às 19h30, um bate papo online ‘As dores da alma: com Amanda Barroso e Tomás Cajueiro destinado a todos os interessados em arte.
Tags amandabarrosoartesartesplasticasas doresdaalmaocupearte
- Anterior A APAE lança a 13ª pizza solidária – Dia 9 de novembro, reserve já a sua!
- Próximo AEVAL promove Seminário do Terceiro Setor
0 pensamentos sobre ““As Dores da Alma” exposição de Amanda Barroso comemora o 10º ano nas artes – Exposição será inaugurada sexta-feira, dia 4 e no Museu Haroldo Pazinatto”