1º Fórum Cuidados Paliativos no Grupo Rosa e Amor discute a importância desta prática na área da saúde
Dentro da Programação do Outubro Rosa e em sequência ao trabalho de levar informação a todos, o Grupo Rosa e Amor promoveu no sábado, 26, o 1º Fórum Cuidados Paliativos, realizado na sede da Associação Médica de Valinhos, evento que contou com a participação de 84 inscritos, profissionais da área da saúde.
A presidente do Grupo Rosa e Amor abriu o encontro falando da importância de ampliar as informações a respeito de cuidados paliativos e nos benefícios para os pacientes que estão sob esses cuidados.
Na sua apresentação sobre o Grupo Rosa e Amor destacou que a entidade atende 1200 usuárias dos serviços prestados pela organização, sendo 12 casos novos em média por mês, pacientes de Valinhos e de várias cidades da região, como Campinas, Monte Mor, Vinhedo, Hortolândia, Jundiaí e outras cidades, sendo a maioria delas pacientes SUS.
“Aqui no Rosa temos 80 pacientes em cuidados paliativos e o objetivo desse encontro é orientar todos vocês que atuam na área da saúde, sobre os procedimentos com cada paciente.Esse é o 1º Fórum, mas vamos continuar com esta batalha para que mais profissionais se capacitem para esta função e mais serviços sejam implantados na rede pública.
A primeira palestrante foi Dra Cristina Terzi, médica paliativista no HC da UNICAMP e Santa Casa de Valinhos, que de forma bastante didática falou sobre os cuidados paliativos, que não é e nem deve ser encarada como sentença de morte, mas sim de cuidados, apoio. “Posso dizer que o paciente que tem os cuidados paliativos, tem um privilégio , na minha visão todo paciente que tem uma doença grave, tem o direito a este atendimento, que vai oferecer qualidade de vida, com cuidados físico, espiritual e psicossocial, envolvendo diversos sistemas de grande responsabilidade, que vão ajudar a maneira de como fazer para a pessoa viver ou chegar a morte com todo cuidado”.
Ao longo da sua palestra Dra Cristina enfatizou diversos aspectos que envolvem o cuidado paliativo, o primeiro deles é não passar responsabilidade para o paciente ou para a família; 2º a comunicação, como dar uma notícia difícil; 3º fazer um plano de cuidados, entender o sofrimento e não julgar, porque isso não faz parte de cuidados paliativos, que veio para humanizar a medicina, porque estamos perdendo a compaixão.
“O Grupo Rosa e Amor é destaque no cuidados paliativos com as pacientes com câncer, aqui existe uma grande equipe interdisciplinar que atua para melhorar a condição de vida das pacientes.
Também a médica em cuidados paliativos Andreia Galhardo, que atua no Grupo Rosa e Amor, falou sobre os trabalhos que são realizados.
Na sequência a fonoaudióloga Dra. Danielle Brito, fez uma apresentação importante na questão alimentar e nos procedimentos utilizados com os pacientes , assunto que foi debatido em pequenos grupos de profissionais.
O evento teve o patrocínio da SICREDI que também ofereceu café e alguns brindes para sorteio.
- Anterior “Beleza e Cor” nova exposição do Ocupe.Arte fusão criativa entre fotografia e pintura
- Próximo No aniversário do Recanto dos Velhinhos a boa notícia entidade contemplada com instalação da usina de Energia Solar
0 pensamentos sobre “1º Fórum Cuidados Paliativos no Grupo Rosa e Amor discute a importância desta prática na área da saúde”