Curso de panificação movimenta sede do Grupo Rosa e Amor

Em uma ação conjunta entre o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Valinhos, o Grupo Rosa e Amor sediou, nos dias 16 e 17 de junho, um curso especial de panificação artesanal. A atividade reuniu 12 participantes, entre assistidas da entidade e convidados, para aprender técnicas de fermentação lenta e rápida, além de receitas de pães doces e salgados.
O curso foi ministrado pela instrutora Iris Parizotto, que conduziu dois dias intensos de prática e troca de experiências.O evento realizado e organizado pela Renata Stopiglia, cordenadora dos cursos do Senar na cidade de Valinhos em pareceria com o Grupo Rosa e Amor.
Segundo a nutricionista do Grupo Rosa e Amor, Ester Januário, a oficina vai além do aprendizado técnico: “Essa atividade desperta a criatividade. Muitas pessoas acham que fazer pão é algo difícil, mas aprendem que, com técnica e paciência, é possível preparar alimentos saudáveis e saborosos. Isso fortalece o processo terapêutico das nossas assistidas, estimula a interação e tira todos da zona de conforto.”
O único homem do grupo, Vailde Pereira Gil, marido de uma das assistidas, compartilhou sua experiência: “O curso me deu um conhecimento técnico e me proporcionou convívio com outras pessoas. Isso melhora a forma como enfrento a doença da minha esposa. Fazer pão está sendo uma experiência excelente. Moro em Hortolândia, mas vale muito a pena estar aqui.”
Yolanda Gomes, também participante, reforçou a importância emocional da oficina: “O curso me tirou da rotina. Estou debilitada pelo tratamento, mas, para fazer pão, me sinto bem. Está sendo maravilhoso aprender algo novo.”
Marcel Rahed, que já havia tentado cursos anteriores, elogiou a didática da instrutora: “A professora Iris é nota dez. Fiz outros cursos, mas não conseguia acertar. Agora entendi: a paciência para sovar a massa é a ciência da paz.”
Durante uma roda de conversa, Mirtes Sissio destacou o simbolismo da oficina: “Fazer pão é um processo enriquecedor. Representa a vida em movimento. Estamos vivas e, graças ao Grupo Rosa e Amor, temos acolhimento e aprendizado.”
Para Dina Ito, que já tinha experiência na cozinha, o curso foi uma oportunidade de aprimoramento: “Meu pão já era bom, mas agora ficou ainda melhor com as novas técnicas.”
Verena Cintra finalizou reforçando o lado criativo do curso: “Panificação é um exercício de criatividade. Aprendemos a dar nosso toque especial nas receitas, tornando o pão ainda mais gostoso.”
A oficina foi mais uma das diversas ações promovidas pelo Grupo Rosa e Amor para acolher, fortalecer e empoderar mulheres em tratamento oncológico e seus familiares.
- Anterior Vem aí a 2ª Paella Caipira da ACES
- Próximo Porco Turbinado da APAE marca o calendário social de Valinhos
0 pensamentos sobre “Curso de panificação movimenta sede do Grupo Rosa e Amor”