AEVAL apoia Conselho Municipaldos Direitos do Idoso através da divulgaçãoe distribuição da Cartilha da Pessoa Idosa

A AEVAL (Associação dos Empresários de Valinhos) apoia iniciativas sociais em Valinhos, incluindo o apoio a entidades e a atuação em conselhos municipais e atua na promoção do relacionamento entre o setor empresarial e o terceiro setor, colaborando com demandas e apoiando ações sociais através de parcerias e doações.
Dentro dessa forma de atuação, na semana passada, a presidente da AEVAL, Adriana Matteelli, e o coordenador da AEVAL, Fernando Forgerini, receberam o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Zeno Ruedell.
Ruedell entregou aos representantes da AEVAL cerca de 140 cartilhas da Pessoa Idosa para serem distribuídas às empresas que fazem parte da associação e que manifestarem interesse.
A cartilha tem 34 páginas onde são abordados diversos temas relacionados aos idosos, desde a citação do Art. 1° da Lei 10.741/2003, o Estatuto do Idoso, que considera pessoa idosa no Brasil toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Além disso, a cartilha também cita a Constituição Federal como outra base legal para a proteção da pessoa idosa.
Mas o principal objetivo da cartilha é esclarecer os principais direitos da pessoa idosa, como o direito à saúde; à assistência social; ao benefício de prestação continuada; à previdência social; à aposentadoria por idade; ao transporte público gratuito; à pensão alimentícia; à prioridade no estacionamento; à educação, cultura, esporte e lazer; ao desconto de meia-entrada; o acesso à Justiça; à prioridade de atendimento; à administração de bens; à profissionalização e ao trabalho; e à habitação.
Outro ponto importante da cartilha aborda os tipos de violência contra os idosos, como a violência física; o abuso psicológico; a negligência, abandono e violência institucional; o abuso financeiro; a violência patrimonial; a violência sexual; e por fim, a discriminação.
Nesse capítulo, a cartilha esclarece a quem o idoso vítima de violência deve procurar para fazer uma denúncia. Entre as formas de denunciar estão o Disque 100, onde pode ser feita uma denúncia anônima e gratuita; o 153, da Guarda Civil Municipal; o 190 da Polícia Militar, e ainda a Promotoria de Justiça e a Delegacia de Polícia da cidade onde o idoso reside.
A cartilha ainda aborda dicas para evitar acidentes, muito frequentes entre os idosos, como quedas, responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas com idade acima de 75 anos, segundo o Ministério da Saúde.
As empresas interessadas em distribuir as cartilhas a seus colaboradores podem entrar em contato com a AEVAl através do email adm@aeval.org.br
- Anterior 3ª edição do Projeto Salvem Nossos Figosexposição inaugura sexta, 3 de outubro
- Próximo ACES é aprovada no Edital do Fundo Social da Sicredi
0 pensamentos sobre “AEVAL apoia Conselho Municipaldos Direitos do Idoso através da divulgaçãoe distribuição da Cartilha da Pessoa Idosa”