Exposição “Salvem Nossos Figos” valoriza a identidade cultural de Valinhos

A abertura oficial da exposição da 3ª edição do projeto “Salvem Nossos Figos”, realizada pelo Ocupe.Arte, reuniu artistas e admiradores da cultura valinhense na noite de sexta-feira, 3 de outubro, no Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto.
A mostra apresenta os trabalhos de 20 artistas: Amanda Barroso, Anderson Vicentini, Aninha Pinke, Arlete Luthold, Beatriz Amorim, Carol Zechinatto, Carriero (Campinas), Eliete Tordin, Fábia Betim, Fábio Vieira, Guairá, Jerci Maccari, Kamis Souto, Kláu Itami, Lira, Mauricio Kaschel, Melissa Costa, Pedro Colletto, Vinasz e Yoel Quezada, que expressaram sua arte sobre figos de cerâmica produzidos pelo artista e escultor Aldemir Cândido.
A proposta do projeto é chamar atenção para a importância de preservar a cultura do figo, símbolo de Valinhos e, com ela, a valorização do campo e da agricultura familiar frente ao avanço da especulação imobiliária.
Segundo Genivaldo Amorim, um dos idealizadores, ‘Salvem Nossos Figos’ fala sobre a identidade cultural de Valinhos de uma forma bonita e divertida, envolvendo diretamente os artistas e a população local.
Em uma ação interativa, os figos pintados foram espalhados por diversos pontos da cidade, como a escultura de Adoniran Barbosa na Praça Brasil 500 Anos, a estação ferroviária e áreas centrais. Cada peça trazia uma explicação sobre o projeto e um convite para marcar o perfil do Ocupe.Arte no Instagram.
Todos os figos foram encontrados, o que deixou Tomás Cajueiro, fotógrafo e também idealizador da iniciativa, satisfeito com o resultado. “A ação ganhou apoio da imprensa e ampliou nosso alcance. Estamos plantando uma semente cultural importante. A arte ilumina um elemento essencial da nossa identidade: o figo, cuja produção vem diminuindo nas últimas décadas, substituída por empreendimentos imobiliários.”
O Projeto Salvem Nossos Figos é uma realização do PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, Ocupe.Arte, GenivalArte e Cajueiro Produções, com apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A exposição segue aberta ao público até o final de outubro, de terça a sábado, das 9h às 16h, com entrada gratuita, na Estação Ferroviária de Valinhos.
- Anterior Grupo Rosa e Amor abre o Outubro Rosa com emoção e conscientização
- Próximo Grupo Rosa e Amor convoca voluntários para o Pedágio Solidário do Outubro Rosa
0 pensamentos sobre “Exposição “Salvem Nossos Figos” valoriza a identidade cultural de Valinhos”