Projeto “Arte e Transformação: Agro-Ocupação” será apresentado nesta terça e quarta-feira
Painel criado pelo artista Jerci Maccari, com participação de alunos do 5º ao 9º ano da Escola Horácio Salles Cunha, no bairro São Bento do Recreio.
Após meses de preparação, estudos, palestras e oficinas realizadas com os estudantes, será inaugurado nesta terça (25) e quarta-feira (26) o painel de 20 m² do projeto “Arte e Transformação: Agro-Ocupação”. A apresentação contará também com a exibição do filme “Olhar de Cícera”, que retrata a vida de uma moradora do Acampamento Marielle Vive, inspiração central para a obra do artista.
O projeto, escrito por Fábio Cerqueira e executado pelo artista Jerci Maccari, foi aprovado em edital da Secretaria de Cultura e Turismo de Valinhos 2024, por meio da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB. As atividades foram realizadas na EMEB Horácio Salles Cunha, no bairro São Bento do Recreio.
Segundo Maccari, o principal objetivo do projeto é aproximar os jovens da arte, estimular a criatividade e promover um olhar crítico sobre a realidade social em que vivem. O painel, afirma o artista, traduz vivências pessoais — muitas compartilhadas pelos próprios alunos, alguns moradores do acampamento.
“Foram momentos especiais. A execução do painel despertou talentos natos: jovens com forte potencial artístico, que souberam trabalhar em grupo e se desenvolver na proposta, que vai além da produção estética. Visitei o Acampamento Marielle Vive e encontrei uma realidade muito semelhante à que vivi no Paraná — de luta e superação. Para a escola e para os estudantes, ficará o sentimento de pertencimento e a força transformadora da arte”, destaca Maccari.
Além do mural, será exibido o filme “Olhar de Cícera”, dirigido por Milena Soulz, que conta a história de Cícera Alves Bezerra, professora aposentada que ressignificou sua trajetória ao se integrar à comunidade do Acampamento Marielle Vive.
“Estamos concluindo mais uma obra que, para mim, possui grande significado. Ela retrata de forma sensível as bananeiras do acampamento, a troca de mercadorias, a horta em formato de mandala e, principalmente, o desejo de florescer para uma vida com melhores condições”, finaliza o artista.







0 pensamentos sobre “Projeto “Arte e Transformação: Agro-Ocupação” será apresentado nesta terça e quarta-feira”