AEVAL celebra 15 anos com avanços históricos econsolida Valinhos no mapa da biotecnologia e fármacos
A Associação de Empresários de Valinhos (AEVAL) realizou nesta quarta-feira, dia 10, uma confraternização de final de ano, um momento especial para celebrar as conquistas de 2025 e uma oportunidade de integração, networking e agradecimento por mais um ano de parceria e realizações.
Ficou a cargo da presidente da AEVAL, Adriana Matteelli fazer um breve relato de todo o trabalho desenvolvido durante 2025.
A Associação dos Empresários de Valinhos (AEVAL) chega a 2025 com motivos de sobra para comemorar. Marcado por conquistas estruturantes, o ano também celebra os 15 anos da entidade, que desde sua fundação atua para fortalecer a competitividade empresarial, promover o diálogo com o poder público e apoiar iniciativas do terceiro setor. Sob a presidência de Adriana Matteelli, a associação reúne hoje 72 empresas de diversos segmentos.
Valinhos rumo ao futuro: cidade dá passo decisivo para se tornar polo de biotecnologia e fármacos
A maior conquista do ano teve início em 10 de fevereiro, quando uma reunião no SENAI Valinhos consolidou o projeto de transformar o município em um polo estratégico de Biotecnologia e Fármacos, por meio da criação da CPL — Cadeia Produtiva Local de Biotecnologia e Fármacos. A iniciativa, articulada pela AEVAL desde junho de 2024, ganhou força com a participação da SDTI e do próprio SENAI.
No mesmo mês, outra reunião no SENAI reuniu empresários interessados em aderir a CPL e conhecer os benefícios do reconhecimento. Em abril, nova reunião com a presença de representantes do SENAI, SDEI e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo deu novo impulso ao projeto. Posteriormente, em outra reunião, com a presença da AEVAL, SDEI, SENAI e empresários da área de recicláveis e ambiental, foi criada outra CPL, também no CNPJ da AEVAL, a CPL de Economia Circular.
O resultado veio em 16 de junho, com a conclusão do cadastro das CPLs de Biotecnologia e Fármacos, e de Economia Circular no edital para reconhecimento pelo SP Produz. Em 14 de julho, ambas foram oficialmente reconhecidas pelo Governo do Estado como Cadeias em Desenvolvimento, abrindo caminho para a participação no edital SP Produz, que prevê investimentos de R$ 250 mil para cada cadeia produtiva.
Em outubro, a AEVAL marcou presença na 3ª edição da Bionanoweek, realizada no SENAI Valinhos, reforçando o protagonismo da cidade nos setores de alta tecnologia.
Nova frente de atuação: criação do Grupo de RH mobiliza empresas
Outra iniciativa de destaque em 2025 foi a criação do Grupo de Recursos Humanos da AEVAL, em fevereiro. A sugestão partiu da presidente Adriana Matteelli após reuniões com empresas que apresentaram desafios comuns na área, como dificuldade de mão de obra qualificada, alteração de normas, e questões de transporte de funcionários.
O grupo promoveu palestras técnicas ao longo do ano, incluindo debates sobre as mudanças da Norma Regulamentadora NR1 e seus impactos — um deles em abril, outro em maio sob o olhar da psicologia e da segurança do trabalho. Os membros também conheceram serviços do SESC e SESI Campinas.
A AEVAL ainda ampliou o calendário de formações voltadas aos associados, com eventos sobre Reforma Tributária, registro de marcas e patentes, além da participação da presidente como debatedora em um painel da OAB Valinhos sobre compliance e governança para pequenas e médias empresas.
Apoio ao terceiro setor se fortalece
Em fevereiro, a AEVAL oficializou seu apoio ao projeto de capacitação e assessoramento para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), realizado pela FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos), com aporte de R$ 28.580,00.
Diálogo com o poder público marca o ano
A associação se reuniu em fevereiro com os secretários municipais Erwin Franieck, Rebeca Leardini, André Barduchi, e diretores destas pastas, para apresentar sua atuação e alinhar agendas com a nova gestão municipal. Em março, encontrou-se com o secretário de Obras, Alexandre de Oliveira, e o secretário de Serviços Públicos, Lucas Fumacinha.
Outros eventos importantes incluíram: participação no lançamento da Operação Estiagem 2025, em maio; reunião com o secretário de Segurança Osvaldo Rocco, em agosto, para discutir a integração de câmeras da AEVAL ao sistema municipal; encontro com o Secretario de Mobilidade Urbana o Sr. João Gaido, em setembro, para tratar do transporte público nas áreas industriais, sinalização e fiscalização no distrito do Macuco.
Duas reuniões com o Poder Executivo chegaram a ser agendadas, mas foram desmarcadas.
Apoios institucionais e avanços internos
Em 2025, a AEVAL manifestou apoio a causas importantes para o desenvolvimento social e cultural da cidade, como: preservação e restauro do histórico casarão da Fazenda Cacutá, no Vale Verde; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Conselho Municipal do Idoso.
A associação também aprovou, em assembleia, seu novo regimento interno, fortalecendo sua estrutura organizacional.
Um ano que entra para a história
Com avanços que reposicionam Valinhos no cenário tecnológico, iniciativas que fortalecem a gestão empresarial e ações sociais de impacto, 2025 já pode ser considerado um dos anos mais importantes da trajetória da AEVAL. Mais do que celebrar seus 15 anos, a associação consolida sua atuação como protagonista no desenvolvimento econômico e social da cidade e prepara o terreno para um futuro ainda mais promissor.







0 pensamentos sobre “AEVAL celebra 15 anos com avanços históricos econsolida Valinhos no mapa da biotecnologia e fármacos”