Encontro de pais na APAE chama atenção para inclusão do deficiente

Ação fez parte do Setembro Verde

No terceiro ano do Setembro Verde, várias ações estão sendo realizadas na APAE Valinhos, para mobilizar o maior número de pessoas e chamar atenção para os direito da pessoa com deficiência.

Como o mês tem como objetivo lutar pelos direitos e pela inclusão social da pessoa com deficiência, a APAE realizou na tarde de terça-feira, 19, um encontro com algumas mães, comandado pelas Assistentes sociais Divanir Pedral  Coordenadora da Área de Assistência Social, Jéssica Anali Lima, Célia Ubiali e a estagiária Regiane Rodrigues.

Os pais foram desafiados a contar um pouco sobre as dificuldades que enfrentam com os filhos. A maioria falou da inclusão escolar que não acontece, porque os professores não estão preparados para lidar com a deficiência.

Uma das mães presentes destaca: A inclusão não é só ir à escola, é na sociedade, já ouvi tanta coisa do tipo: – “Ah coitadinho!”; “Pessoas assim não vivem muito tempo”. Isso dói muito.

Outra mãe de um autista disse que acompanha de perto, freqüenta a escola, mas depois que passou a freqüentar a APAE a criança mudou completamente.

A Assistente Social Divanir Pedral perguntou para o grupo como as mães se sentem quando alguém fala coitado para o filho deficiente? E a resposta foi unânime: “Revolta”.

As mães presentes foram enfáticas em dizer: “Precisamos acabar com o preconceito, é preciso respeito e atitudes, a nossa sugestão é que a APAE leve as informações para as escolas, envolvendo o pai de crianças normais, para que eles possam entender e orientar os filhos que somos todos iguais, apesar das diferenças”.

No final ficou o pedido das mães para que aconteçam novos encontros de discussão, a mensagem e o clamar de todas para com a sociedade para que olhe para a pessoa com deficiência com respeito, paciência, sabedoria e compreensão. “Temos esperança e fé, que o setembro verde é um despertar para um novo olhar da pessoa com deficiência, seus direitos e anseios, para que haja harmonia na convivência social”, conclui Divanir Pedral.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Encontro de pais na APAE chama atenção para inclusão do deficiente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?