Em ação a campanha para arrecadar Instrumentos de Escrita

A realização é da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, cujo objetivo é arrecadar lápis, canetas, borrachas, apontadores, etc., que serão reaproveitados para outras crianças

Desde 2015 a professora Nádia Dini que é voluntária na Casa da Criança e do Adolescente tem realizado uma campanha na instituição através do Projeto Janela Aberta: “Brigada de Instrumentos de Escrita”, uma iniciativa da Faber Castel que promove a coleta de lápis, canetas, canetinhas, borrachas apontadores e lapiseiras. Esses materiais, quando ainda apresentam condições de uso, são aproveitados na própria instituição ou separados, reembalados e encaminhados ao Bazar da instituição, que acontece todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, para serem vendidos a valores simbólicos.
Os materiais arrecadados que estão quebrados ou sem carga serão enviados para uma empresa de reciclagem, valendo pontos que são revertidos em valores para a instituição.
Nádia explica que esse programa de recolhimento de resíduos é uma iniciativa da TerraCycle, uma instituição, voltada para reaproveitamento e reciclagem de materiais diversos, que são transformados em itens reciclados, desde bancos de jardim com plástico reciclados até mochilas feitas com a técnica “upcycle”.

“Cada 12 gramas (cerca de uma unidade) equivale a dois centavos, que são destinados às atividades do Projeto Janela Aberta e mais que isso, desconstruímos a ideia de “lixo” e trabalhamos o descarte correto e reaproveitamento de materiais de difícil reciclabilidade, que não possuem destinação adequada, no nosso caso canetas sem carga ou quebradas, de qualquer tamanho e marca”, destaca Nádia.

O envio desses materiais é gratuito para as instituições participantes, pois a Terra Cycle realiza parceria com diversas empresas que arcam com os custos da postagem. Assim, o trabalho consiste em recolher as doações, testar os itens recebidos e enviar o que não tem mais condições de uso.

A diretora de eventos Wanda Dini recebeu uma quantidade boa desses materiais e juntamente com as voluntárias do bazar, apontaram os lápis, separaram por cores e formaram novos conjuntos com 12 lápis cada unidade mais apontador, borracha e caneta, ente outros itens como tesouras e canetas. “Esse material é muito procurado no bazar, muitas famílias não conseguem comprar materiais novos para os filhos na volta às aulas e com essas doações, temos muita coisa para oferecer a um preço simbólico e mais, não descartamos como lixo porque ainda pode ter serventia e gerar receitas”, lembra Wanda.“

“A campanha que minha filha realiza tem uma importância muito grande para o meio ambiente, pegamos carona nela e estamos reaproveitando materiais que certamente iriam para o lixo ou ficariam no fundo de uma gaveta e desta forma, mais crianças terão pelo menos um mínimo de materiais, para iniciar o ano letivo.”, complementa.
Quem puder ajudar com doações desses materiais é só entregar na Casa da Criança e do Adolescente, na Rua Campos Sales 2188 no Jardim América II. O telefone para mais informações 3869-5654.
Legenda
Os conjuntos de lápis e canetas estão à venda às quartas-feiras, Bazar da Casa da Criança

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Em ação a campanha para arrecadar Instrumentos de Escrita”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?