Irmã Canadense que atuou na Santa Casa e fundadora da Pastoral da Criança em Campinas falece aos 81
A Santa Casa de Valinhos registra com profundo pesar o falecimento na noite de domingo, 4 de março, da Irmã Canadense Laurette Vachon da Congregação Saint Paul de Chartre, após 59 anos de vida religiosa, que deixou um grande legado de trabalho e dedicação em nosso país, especialmente na Santa Casa de Valinhos, onde chegou em 1975 juntamente com irmã Marieta, ocupando o cargo de Chefe da pediatria. Seu sepultamento será no dia 8 de março, no Canadá.
Irmã Laurette chegou num momento em que algumas das irmãs Canadenses que iniciaram o trabalho junto ao hospital em 1965 estavam retornando para o Canadá. Ela acabou sozinha na Santa Casa de Valinhos, onde permaneceu até dezembro de 1976, quando chegou a irmã Helene Gatien para atuar como assistente social.
Irmã Laurette Vachon foi a fundadora da Pastoral Criança em Campinas, motivada pelos altos números da mortalidade infantil. A religiosa foi até as paróquias e convidou quem fazia parte da Igreja para ser líder, no início foram 12; passados 30 anos, a Pastoral da Criança, ligada à Arquidiocese de Campinas, conta com o apoio de 350 líderes desenvolvendo um grande trabalho voltado para as crianças, com orientações e suplementos alimentares.
Também a Pastoral da Criança de Valinhos, ligada à Paróquia de São Sebastião que atua na região do Capivari, Reforma Agrária e Macuco, recebeu orientações de irmã Laurette Vachon que com sua morte, deixa uma grande lacuna.
As Santa Casa de Valinhos realizou em 8 de janeiro de 2015, por ocasião da comemoração dos 50 anos de atuação das irmãs Canadenses junto ao hospital, uma homenagem com o instalação de uma placa comemorativa que se encontra próximo à capela São Camilo de Lélis.
- Anterior APAE desenvolve projeto para fortalecer vínculos familiares
- Próximo Voluntária Coca Viscardi vai denominar avenida no Jardim São Marcos
0 pensamentos sobre “Irmã Canadense que atuou na Santa Casa e fundadora da Pastoral da Criança em Campinas falece aos 81”