Aberto oficialmente o Setembro Verde, Mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência
A 9ª edição do Setembro Verde, uma realização da FEAPAES (Federação das APAEs do Estado de São Paulo), foi realizada, na quinta-feira, 5 de setembro, no auditório da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Trata-se da maior campanha de conscientização pela inclusão social e este ano tem como tema: “O preconceito limita, a inclusão liberta”.
A ideia do Setembro Verde nasceu em Valinhos, por iniciativa do Dr. Ruy Meirelles, cuja missão é promover a inclusão social das pessoas com deficiência em todos os cantos da sociedade.
Na abertura, a presença de Fátima Godoi (Chiquita), a segunda diretora financeira da FEAPAES, que representou a atual presidente, Cristiane Castro; presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Dika Vidal; Ana Paula Vasquez, do Movimento de Luta pela Inclusão; Dr. Ruy Meirelles; Nivaldo Donizetti Miguel, presidente da APAE Valinhos; e os auto defensores da FEAPAES.
Convidado a se pronunciar, o Dr. Ruy Meirelles disse da alegria em ver que sua ideia prosperou e ganhou o Estado e vários Estados do Brasil. E ele pergunta: “porque Setembro Verde”? “Além de ser o mês da inclusão, o verde representa a ressurreição, neste mês a natureza ressuscita, é a estação das flores. Na APAE é a mesma cois. Quando o assistido chega, temos a esperança que ele vai crescer, se desenvolver e entrar para o mercado de trabalho para ser independente, por isso continuamos na luta por uma sociedade mais inclusiva e juntos poderemos construir um futuro onde a inclusão seja uma realidade para todos”.
Também se pronunciou o presidente da APAE Valinhos, Nivaldo Donizetti Migue, que em breves palavras saudou a grande plateia presente, representantes de várias APAEs do Estado de São Paulo.
Na programação, uma apresentação de dança folclórica da APAE de Santa Cruz do Rio Pardo – Tuxaua; uma palestra de Clarinha Mara, um influenciadora digital que falou sobre “Deficiência e Capacitismo”, como construir uma sociedade anticapacitista, seguindo a apresentação musical da APAE de Macatuba; palestra com Dra. Camila Varella, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/SP, que falou sobre o impacto da maternidade na jornada da inclusão.
A APAE Valinhos esteve presente no evento com vários assistidos, coordenadoras e colaboradores e também a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Valinhos, Dra. Claudia Melchert.
Em todas as APAEs, durante todo mês de setembro serão desenvolvidas atividades para chamar a atenção para a inclusão da pessoa com deficiência. Em Valinhos a programação começa com o desfile da APAE no Sete de Setembro.
- Anterior Artista comemora 10 anos de carreira com a exposição “As Dores da Alma”
- Próximo ACES convida para Mostra do Projeto Cultural
0 pensamentos sobre “Aberto oficialmente o Setembro Verde, Mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência”