Cada Minuto Conta: ação educativa marca o Dia Mundial do AVC em Valinhos
Em alusão ao Dia Mundial do AVC, celebrado em 29 de outubro, será realizada neste sábado, 1º de novembro, uma ação educativa em frente à Prefeitura de Valinhos, a partir das 9 horas. A atividade inclui entrega de panfletos informativos e orientações à população sobre prevenção e reconhecimento dos sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo, mas pode ser prevenido. Em Valinhos, o Projeto SOS AVC Valinhos vem se destacando como uma importante iniciativa de conscientização e apoio aos pacientes. Criado por Paulo Sérgio Paschoal e lançado em outubro de 2024, o projeto começou a se estruturar no início de 2025, com rodas de conversa e palestras na FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos.
A coordenação é de Ana Cláudia Scavitti, que reforça a importância da prevenção. “A boa notícia é que o AVC pode ser evitado. Controlar fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto, fibrilação atrial, tabagismo e sedentarismo é fundamental”, explica.
Ana Cláudia também alerta para os sinais que exigem atenção imediata: “Fraqueza ou paralisia em um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender, visão turva, tontura, perda de equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa são sintomas de alerta. Ao percebê-los, é essencial procurar ajuda médica imediatamente.”
A médica Dra. Eni Pinho, que também atua na campanha, destaca o tema de 2025: “Cada Minuto Conta. O atendimento rápido é decisivo para reduzir as sequelas e salvar vidas. O AVC continua sendo uma grande preocupação de saúde pública e, por isso, nossa campanha busca reforçar a importância do reconhecimento precoce e do tratamento imediato.”
A ação deste sábado pretende mobilizar a população para o cuidado preventivo e o reconhecimento dos sintomas, reforçando que agir rápido pode fazer toda a diferença.







0 pensamentos sobre “Cada Minuto Conta: ação educativa marca o Dia Mundial do AVC em Valinhos”