Casarão da FEAV foi sede da Fazenda Ribeiro
A história do casarão doado para a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos, pela Fundação FEAC, localizada no Bairro Bom Retiro, continua rendendo novos capítulos. O Ex-prefeito Luiz Bissoto lembrou de novos fatos que foram agregados às informações de Ofélia Chiari e documento histórico produzido pela Andréa Bissoto Lombello.
Após a Independência do Brasil, em 1822 a base da economia nacional era o café. O cultivo e a expansão do produto no país atravessaram algumas fases históricas bem definidas. Em 1829 houve a crise, o caos na produção cafeeira. As grandes fazendas de café foram divididas, dando lugar a uma nova estrutura produtiva. O preço e condições de pagamento destes novos lotes eram acessíveis a pequenos produtores.
A história dos antigos proprietários Luigi e Elisabetta Bizzoto, que chegaram ao Brasil vindos da Itália em 1896 com filhos Victório e Angelina e grávida de Delfhina, depois tiveram outros filhos: Vicente, Valério, Maria Anna, Antônio e Raymundo, é um dos capítulos da história do casarão.
Aqui em Valinhos a família se radicou na Fazenda do Dr. Candinho, onde ficou por 16 anos. A família trabalhou bastante, economizou dinheiro que foi possível comprar uma área de oito alqueires, da antiga Fazenda Ribeiro. A propriedade ganhou o nome de Sítio Pinheiro e lá a família trabalhou duro no cafezal, plantação que depois foi substituída pelo figo e uva.
A terra adquirida pelo avô do ex-prefeito Luiz Bissoto tinha a casa que foi a sede da fazenda Ribeiro, também o moinho que a avô Elisabetta transformava o milho em fubá, e além de fazer troca com os vizinhos do milho pelo fubá, com esse produto ela fazia polenta com radice e o almeirão de café, relata Andrea Lombello Bissoto num documento histórico, datado de 1987/1988.
Num registro memorável do ex-prefeito Luiz Bissoto, a família de Luigi e Elisabetta Bizzotto que viviam no casarão: Em pé – Raymundo, Vicente, Delphina, Angelina, Victório, Maria Anna, Valério e Antônio. Sentados Elisabetta, Luigi e a esposa de Victório a Josefina.
A presidente da FEAV – Eliane Macari está entusiasmada e surpresa com tantas e boas notícias que fizeram parte da história da propriedade. “É preciso conhecer os fatos e pessoas que escreveram o nome nesta história, fico muito feliz que as informações estão chegando e que podemos deixar registrada na história da FEAV, os feitos dos antepassados, graças a eles temos hoje uma casa linda, espaçosa e vamos cuidar com muito carinho, ela será sede de muitos e bons projetos para a comunidade de Valinhos”.
- Anterior FEAV relembra história de antigos proprietários do casarão no Bom Retiro
- Próximo Nicola Hager lança música e clip Não Al-câncer
0 pensamentos sobre “Casarão da FEAV foi sede da Fazenda Ribeiro”