Grupo Rosa e Amor completa 23 anos com um grande desafio que é a ampliação da sede
Há 23 anos nascia em Valinhos o Grupo Rosa e Amor, uma Associação sem fins lucrativos, fundada em fevereiro de 2000, inicialmente o trabalho foi desenvolvido para as mulheres com câncer de mama, depois para às mulheres com câncer ginecológico e atualmente atende todo tipo de câncer da mulher. A Associação se tornou referência em Valinhos e região.
O objetivo inicial da idealizadora, Dra. Marcia Camargo Franzese foi de acolher as mulheres com câncer de mama, uma vez que a cidade não oferecia nenhum serviço para atender as mulheres no momento do diagnóstico e durante o tratamento.
Com o apoio de outras mulheres que também estavam vivenciando a experiência do câncer de mama, Dra. Márcia iniciou as atividades da Associação que atualmente é regida por um Estatuto devidamente registrado em Cartório e administrada por sua Diretoria, Conselhos Fiscal e Consultivo.
Com sede própria instalada na Av. Joaquim Alves Correia, 3855 no Santo Antônio, o Grupo Rosa e Amor, oferece um atendimento amplo desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, composta por enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, terapias integrativas, terapia ocupacional, medicina paliativa, odontologia e orientação jurídica. Todas estas atividades visam melhorar a qualidade de vida das mulheres que estão vivenciando o câncer, bem como de seus familiares ou cuidadores.
Para dar conta de toda a demanda, houve a implantação de um novo projeto, “Almas que se tocam” com a contratação de uma médica paliativista.
O grupo conta com a participação de voluntárias, algumas que também passaram pela experiência do câncer e de profissionais capacitados que atuam na instituição.
A Dra. Marcia Camargo Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor, é incansável na sua luta, na busca de recursos, de mais profissionais, de informações para todas as mulheres em atendimento. Para 2023 o grande desafio é a ampliação da sede, para possibilitar mais atendimentos, visto que a procura aumenta a cada dia.
Paralelamente ao trabalho com as mulheres, o grupo tem sua atenção voltada para a família e ou cuidadores. Em 2022 o Grupo Rosa e Amor iniciou o Projeto “Semente do Futuro” para atender os filhos das mulheres em tratamento e os órfãos do câncer, oferecendo a eles oficinas de música, culinária, atividades lúdicas e artísticas, e de lazer e cultura, coordenada por pedagoga, psicóloga, nutricionista, educadora artística e assistência social.
“Precisamos sempre estar atentas às necessidades do nosso público alvo, nesses 23 anos vencemos muitas barreiras, tivemos grandes conquistas, mas o momento exige ainda mais empenho, são muitas mulheres e cada vez mais jovens, têm nos procurado e precisamos acolhê-las, oferecendo informações e orientações durante o tratamento, proporcionando momentos agradáveis e acolhedores que buscam resgatar a alegria de viver!”, disse Dra. Márcia.
O Grupo Rosa e Amor reinaugurou o Bazar Solidário, em um novo endereço. Ele é uma fonte de renda importante para a manutenção da entidade, assim como a nota fiscal paulista e os eventos. E para marcar o mês de março, especial às mulheres, vai promover no dia 25 de março na Fonte Santa Tereza um Jantar, com a participação musical do Grupo Convulsom.
Tags #valinhosspaniversáriogruporosaeamorvalinhosprevencaoaocancerdemama
- Anterior FEAV fecha parceria com a FACAMP para a realização de campanha da Nota Fiscal Paulista
- Próximo Baile de Carnaval promove a alegria entre alunos e assistidos da APAE
0 pensamentos sobre “Grupo Rosa e Amor completa 23 anos com um grande desafio que é a ampliação da sede”