Evitando o câncer de pele
O Verão, uma das quatro estações do ano, caracterizada por ser a estação mais quente, começa no dia 21 de dezembro de 2024, estende-se até o dia 20 de março de 2025, e é uma época em que o risco de contrair câncer de pele aumenta, devido à exposição prolongada e frequente ao sol.
O câncer de pele é o tumor maligno mais comum no Brasil e no mundo, representando cerca de 30% de todos os tipos de tumores. Os tipos mais comuns são o carcinoma basocelular e o espinocelular, que costumam afetar áreas mais expostas ao sol. Já o melanoma é um tipo menos comum, mas mais grave, que pode se disseminar para outros órgãos se não for tratado precocemente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que, no mundo, ocorram 706 mil novos casos de câncer de pele entre 2023 e 2025.
A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos, entre 10 às 16h, em todas as estações do ano.
Além disso, deve-se usar protetor solar com FPS 30 ou superior, que proteja contra os raios UVA e UVB e reaplica-lo a cada duas horas ou menos.
Usar roupas apropriadas, como chapéu, camisa de manga comprida e calças, também é importante nessa época do ano.
Para quem vai à praia, deve-se usar barracas de algodão ou lona na praia ou na piscina, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. E não podemos esquecer de manter as crianças protegidas do sol, com filtros solares a partir dos seis meses.
A prevenção também passa pelo hábito de observar regularmente a pele, procurando por pintas ou manchas suspeitas e consultar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano.
PSC Saúde Valinhos – Assistência Médica
ANS Nº 41.995-8
Av. Onze de Agosto, 1451 – 6º andar – Edifício Ellopar
(19) 3829.6699
- Anterior Troque leite por luz: campanha solidária transforma doação em economia energética
- Próximo Encantos de Natal no Casarão FEAV
0 pensamentos sobre “Evitando o câncer de pele”