Matriz de São Sebastião completa Jubileu de Diamante
Na próxima terça–feira, 19 de março, data em que se comemora o dia de São José, a Matriz de São Sebastião estará em festa com o jubileu de Diamante, são 75 anos desde a inauguração em 1944. A data será marcada com uma comemoração litúrgica às 19 horas.
A construção da Matriz de São Sebastião foi iniciada em agosto de 1940, sob o comando de Padre Bruno Nardini, que chegou a Valinhos em fevereiro de 1939, em dia 4 de junho de 1939 foi lançada a pedra fundamental e conforme consta no livro de Mário Pires “Valinhos tempo e Espaço”, ao padrinho da primeira pedra, quando do lançamento da pedra fundamental foi Francisco Von Zuben.
A Construção da Igreja de São Sebastião é uma verdadeira obra de arte em estilo gótico românico porque olhando de cima, a igreja tem a forma de uma cruz, com o altar mor e dois sub altares à direita e à esquerda. Como construção gótica teria que ter uma cúpula, mas os italianos que ajudavam na construção queriam uma torre por isso ficou com a torre em estilo gótico e o corpo românico.
Outra característica gótica são as volutas semi-pontiagudas, a partir das colunas tem capteis ornamentados com arcos que separam uma coluna da outra e são ogivais.
A escadaria é toda em pedra de granito, corte feito na batida da talhadeira e o alisamento feito com martelo redondo. Todas as folhetas foram cortadas nos tamanhos iguais para revestimento da escada.
Diferente dos grandes templos construídos com blocos de pedra e mármore, a Matriz de São Sebastião foi construída com concreto e um refinado esmero na aplicação de alvenarias, chegando ao requinte de esculpir colunatas, capitéis e volutas, usando tão somente argamassa de uma mistura de areia fina especial, cal, cimento e mica que dispensa pintura de qualquer natureza. O projeto era cheio de detalhes, as formas eram feitas pelas mãos hábeis de João Pazinatto, os tijolos confeccionados sob medida, pela Cerâmica de Agostinho Capovila.
Padre Dalmirio Djalma Amaral, pároco da Matriz de São Sebastião, sempre cauteloso com o patrimônio, promoveu a recuperação interna da Matriz em 2017/2018, com limpeza, obras de manutenção necessárias no telhado, calhas, vitrais, aplicação do revestimento, bancos envernizados, limpeza e impermeabilização do piso, agora falta a parte elétrica e recuperação externa.
Para esse trabalho foi contratado o engenheiro da UNICAMP- Marcos Tonhon, que tem todo aparato técnico, que identifica os materiais originais da construção.
“Faremos o restauro da alvenaria, dos pontos decorativos, revestimento mineral na parede para preservar o prédio, essas obras serão ao longo prazo, porque são muitos detalhes, vai exigir paciência para manter a fidelidade da história dessa construção”, lembra Padre Dalmirio.
Padre Dalmirio está trabalhando também na implantação de um núcleo da memória, com reunião de peças usadas ao longo da história, vestes dos padres e objetos que vão compor o acervo que está sendo instalado no centro Pastoral São Sebastião.
“Há cinco anos, através da Ar2 Comunicação & Eventos, foi laçada uma revista contando toda história dos 115 anos da Paróquia e os 70 anos da Matriz, agora estamos nos encaminhando para outro momento da história que também precisa ser resgatada e apresentada ao povo desta cidade”, conclui o padre Dalmirio.
Tags Ar2 Comunicação e eventosJubileu de DiamanteMatriz de São SebastiãoValinhos
- Anterior Assembleia no Recanto dos Velhinhos aprova ações da diretoria de 2018
- Próximo AAPV está de olho nas mudanças propostas da mudança da previdência
0 pensamentos sobre “Matriz de São Sebastião completa Jubileu de Diamante”