Novo golpe em aposentados e pensionista A falsa prova de vida
Um golpe vem sendo aplicado em aposentados e pensionistas, através do whatsapp, onde as pessoas estão recebendo a ligação para fazer a prova de vida on-line por causa da pandemia. Uma pessoa liga e fala todos os dados pessoais por ligação e depois encaminha uma mensagem por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo.
O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Valinhos, José Carlos Cazzaccio, lembra que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não faz contato por telefone, SMS nem aplicativos de mensagem para solicitar a prova de vida. Em nenhum momento o INSS solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas e o próprio INSS alerta que as pessoas que receberem a ligação, devem desligar o telefone ou parar de responder o contato via mensagem de texto, não fornecendo nenhuma informação. Se possível, bloquear o número.
A prova de vida volta a ser obrigatória a partir de junho, por conta da pandemia. A Portaria nº 1.278 assegura que os aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão seus benefícios bloqueados e informa o calendário para a retomada, que começa em junho.
A prova de vida é feita no banco onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício, mas cada banco costuma determinar por conta própria as datas para os beneficiários comparecerem a uma agência. Alguns usam a data do aniversário do benefício, e há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da prova de vida. Deve apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS, assim como os segurados que residem no exterior.
- Anterior O aniversário de Mickael que está internado na Santa Casa teve uma comemoração surpresa
- Próximo Doação de leite para o Recanto dos Velhinhos
0 pensamentos sobre “Novo golpe em aposentados e pensionista A falsa prova de vida”