Ocupe Arte lança projeto Trajetórias com a vida e obra do artista Marcos Guimarães
No próximo dia 2 de abril às 14 horas, será aberta oficialmente a exposição e o lançamento do livro do Projeto Trajetórias, retratando o artista Marcos Guimarães, um trabalho desenvolvido pelo Ocupe.Arte, liderado pelo artista plástico Genivaldo Amorim e pelo fotógrafo Tomás Cajueiro.
Marcos Guimarães foi escolhido para ser o primeiro homenageado, por ser um dos artistas mais importantes, reconhecido em âmbito nacional e internacional, mas que ainda não possui registro, um catálogo, que o apresente de forma coesa e sistemática, especialmente pela grandiosidade de seu trabalho.
Genivaldo Amorin, conta que esse é um projeto ambicioso, que pretende criar um arquivo, uma espécie de enciclopédia das artes valinhenses, através da publicação de diferentes livros.
Esse primeiro estava programado para 2020, projeto aprovado no Proac-ICMS, através das empresas: Supermercados Caetano, Bose da cidade de Jarinu e Asten, mas precisou ser adiado para 2022 por conta da pandemia do coronavírus e aí o choque, o artista faleceu em 2 de janeiro de 2022, sem mesmo ver o trabalho concluído.
O fotógrafo Tomás Cajueiro fala de Marcos Guimarães com conhecimento da sua obra. “Em 1997, após voltar do México onde fez um monumento, Marcos Guimarães foi com um caminhão da família, para Chapada Diamantina, colocou seu atelier na carroceria e se instalou num antigo casarão por seis meses, para retratar as belezas naturais do local. Nessa viagem conheceu a cachoeira da Fumaça e passou a pintar um grande quadro de dois metros de altura por três metros de largura.
Foram 20 anos pintando, fazia um pouco e deixava de lado, até que veio o projeto e a solicitação para que terminasse a obra para fazer parte do livro. Marcos trabalhou muito e praticamente acabou o quadro, o último de sua vida.
A partir de 2 de abril às 14 horas, quando a exposição será aberta à visitação, até 1º de maio, as pessoas vão poder conhecer os trabalhos desse grande talento que viveu em Valinhos, filho de Paulo Afonso Guimarães e Zenilde Lourenzetti Guimarães casado com Giséli Contin Comisso Queiroz Guimarães com quem teve quatro filhos: Daniela, Rafael, Júlia e Beatriz.
A exposição terá entrada gratuita, com visitação de quinta a domingo das 9 às 17 horas, na Avenida Independência, 314, no centro. Durante a semana permanecerá fechada das 13h30 às 14h30 para o almoço. Também será lançado um livro/catálogo contando a trajetória do artista, seus projetos e obras, que poderá ser adquirido por R$40,00 na exposição, ou de forma online através do site do Ocupe.Arte.
As reservas poderão ser feitas antecipadamente, através do email contato@ocupearte.com.br. Outras atividades serão divulgadas através das redes sociais do Ocupe.Arte (Instagram e Facebook).
FOTO Renato Brunello
- Anterior Assembleia na Santa Casa aprova relatório e balanço que fechou 2021 com superávit
- Próximo APAE recebe voto de aplausos na Câmara pelo Dia Internacional da Síndrome de Down
0 pensamentos sobre “Ocupe Arte lança projeto Trajetórias com a vida e obra do artista Marcos Guimarães”