Projeto de dança na APAE Valinhos atende 100 crianças e adolescentes

A APAE Valinhos foi contemplada com uma verba do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para desenvolver com seus alunos e assistidos o projeto de dança como ferramenta de desenvolvimento para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla e TEA – Transtorno do Espectro Autista. O projeto já está em andamento na entidade, para atender 100 crianças e adolescentes, com aulas uma vez na semana, com duração de 50 minutos, a cargo do professor Rafael Palaro.
A coordenadora de educação da APAE Gisele Ormieres destaca que a dança é uma forma universal de expressão que vai além do movimento físico, ela conecta corpo, mente e emoções. Para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, essa prática pode ter um impacto ainda mais profundo, sendo uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida.
A coordenadora de educação da APAE lembra também, que a dança para crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltipla tem como um dos principais benefícios o desenvolvimento motor. “Muitos desses jovens enfrentam dificuldades na coordenação motora e no equilíbrio e a dança é uma forma divertida de estimular essas áreas, pois os movimentos são variados, adaptados às capacidades individuais que ajudam a trabalhar a flexibilidade, a força muscular e a coordenação motora fina e grossa. A dança também atua no estímulo das funções cognitivas, como atenção, concentração e memória, oferece uma alternativa poderosa para a expressão emocional, além de proporcionar oportunidades valiosas de socialização, proporcionando uma sensação de liberdade.

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