Artista comemora 10 anos de carreira com a exposição “As Dores da Alma”

A exposição “Aa Dores da Alma” será aberta ao público no Museu Haroldo Angelo Pazinato no dia 4 de outubro às 19h30, com entrada gratuita e permanece até o dia 27, e promete ser um marco no cenário cultural de Valinhos, celebrando tanto o talento emergente de Amanda Barroso quanto a nova fase do Ocupe.Arte, consolidando o papel da arte como agente de transformação social, um novo projeto do coletivo, que busca dar visibilidade e suporte a artistas que estão surgindo em Valinhos. Esse projeto é realizado com apoio da Secretaria de Cultura através da Lei Paulo Gustavo.
Amanda Barroso, uma jovem artista local que neste ano completa 10 anos de trajetória nas artes, vem com esta mostra, intitulada “As Dores da Alma”, com pinturas em aquarela, que aborda questões sensíveis e atuais, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
Na exposição “As Dores da Alma”, Amanda apresenta 12 obras inéditas, onde retrata o processo pessoal e emocional diante de desafios relacionados à saúde mental. As obras foram criadas entre 2017 e 2019, são pinturas que refletem momentos de crise e recuperação, com obras que transmitem angústia e deslocamento, mas também paz e compreensão. Na exposição será possível se conectar com a experiência sensorial e emocional da artista, promovendo uma reflexão sobre saúde mental, tema muitas vezes envolto em tabus.
Além das 12 obras da série, a exposição contará com outras 12 criações da artista, produzidas ao longo de sua carreira em Valinhos. Essas peças serão exibidas em ecobags, que, ao final da mostra, serão doadas a uma instituição local que lida com saúde mental, ampliando o impacto social da exposição.
A mostra também será marcada pela acessibilidade, com audiodescrição disponível via QR Code e visitas guiadas, aos sábados, especialmente destinadas a pessoas com deficiências psicológicas ou psiquiátricas.
Uma vasta agenda completa o Projeto Cultural. De 4 a 27 de outubro de Terça a Domingo das 9h às 16h, a exposição estará aberta para visitação.
No dia 5, das 10 às 11 horas, no Museu Municipal,o artista Genivaldo Amorim vai proferir uma palestra com o tema: ‘‘Arte em Valinhos: uma trajetória histórica “, público alvo para este evento serão Professores de Valinhos e região, e público em geral.
No dia 9, às 19h30, Maura Âmbar fará uma apalestra online pelo Instagram Ocupe.Arte, com o tema: “Prevenção ao Suicídio”. Neste encontro, o objetivo é discutir como promover o cuidado à vida através da informação e recomendações práticas de prevenção e posvenção ao suicídio,que significa “entrar nos momentos sombrios do outro, mas com um toque de carinho e empatia. Este encontro busca fortalecer cada um de nós.
No dia 12 de outubro, Amanda Barroso vai realizar a partir das 10 horas, no Museu Municipal, uma visita guiada, onde vai compartilhar suas inspirações e processos criativos, proporcionando uma experiência única e aprofundada das obras expostas. Uma oportunidade imperdível para os amantes da arte e curiosos!
O Projeto prevê ainda, no dia 23 de outubro, às 19h30 , um bate papo online ‘As dores da alma: com Amanda Barroso e Tomás Cajueiro destinado a todos os interessados em arte.

Legenda
1- Artista Amanda Barroso

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Artista comemora 10 anos de carreira com a exposição “As Dores da Alma””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *