Jerci Maccari leva sua arte para escolas da periferia

Os alunos da E.M.E.B. Dona Carolina de Oliveira Sigrist têm visto nascer uma nova fachada multicolorida no local, valorizando ainda mais a sua característica rural. Trata-se da última fase de execução do projeto Arte Mural nas Escolas, do artista plástico Jerci Maccari, selecionado pelo Edital 002/2023 da Secretaria de Cultura de Valinhos, vinculado à Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). O projeto completo previa a criação de murais em duas escolas públicas de bairros periféricos do município, tendo sido selecionadas a E.M.E.B. Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, no Parque Portugal, e a E.M.E.B Dona Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari.
Além da produção dos murais, o artista realizou também oficinas com os alunos das escolas, falando de sua trajetória, seu processo criativo e a temática de suas pinturas, que retratam a agricultura familiar, o homem no campo e a preservação da natureza.
“Está sendo um exercício de criatividade dentro desta proposta. Na escola do parque Portugal são cerca de 200 alunos matriculados nos 6º, 7º, 8º e 9º anos, turmas A e B de cada ano, que participaram ativamente de todo o processo: das oficinas e da construção do mural interno. Para saber como lidar com alguns alunos com deficiência, como autismo, eu realizei um treinamento de acessibilidade atitudinal e comunicacional com a especialista Daniella Forchetti”.
No Parque Portugal as oficinas e a pintura do mural foram realizadas no mês de junho, e estão concluídas.
No momento, Jerci trabalha na Escola do Bairro Capivari, onde encontrou outro desafio: O projeto prevê a pintura de murais de 12 a 18 m² de área, mas nesta escola o local sugerido pela direção tem aproximadamente 100 m². Conversando com o diretor da escola, Fabio Cesarini da Silva, Jerci explicou que não haveria material suficiente para o projeto, e então houve um acordo: o diretor conseguiu complementar o material, e Jerci vai pintar toda a fachada da escola.
No Capivari as turmas são do 6º, 7º, 8º e 9º anos, uma turma de cada ano, que frequentam a escola em período integral. “Estou muito motivado com a realização deste projeto, os jovens são curiosos e querem participar e rapidinho o painel se completa”, disse Jerci.
O artista planeja a pintura, desenha no muro com a colaboração de alguns alunos e depois todos os jovens da escola ajudam na pintura sob sua orientação. “Estou muito feliz na execução desse trabalho. Estar com eles e falar da minha trajetória é uma honra. Muitos não me conheciam, nunca tinham ouvido falar do meu nome, mas agora me conhecem e entram de cabeça para aprender um pouco mais e, quem sabe, surjam novos talentos”, completa Jerci.
Esse segundo mural está em fase de conclusão, com previsão de término até o final do mês de setembro, como mostram as fotos de Paulo Rezende. Após, os murais serão identificados com placas que contarão com inscrições em braile e a audiodescrição da pintura.
Projeto: Arte Mural nas Escolas

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Jerci Maccari leva sua arte para escolas da periferia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *