Projeto Família Acolhedora está em busca de novos parceiros
Desde dezembro de 2014, foi implantado em Valinhos o Programa de Acolhimento Familiar – Família Acolhedora que é desenvolvido pela Casa da Criança e do Adolescente em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação.
O programa consiste em capacitar e cadastrar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um determinado período, crianças, adolescentes ou grupo de irmãos que estejam vivenciando alguma situação de risco. Através de medida protetiva, expedida pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, essas crianças/adolescentes são acolhidas em famílias habilitadas, dando-lhes, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária.
Apesar de pouco tempo de existência o Programa Família Acolhedora já acolheu 11 crianças/adolescentes e possui 12 famílias cadastradas, mas é preciso mais, porque a qualquer momento surge a necessidade de novos acolhimentos.
Hoje está à frente do Programa a Especialista em Gestão de Projeto Social Roberta Cimino e ela destaca: “É importantíssimo o trabalho que as famílias desenvolvem junto com a equipe técnica do programa. A família acolhedora assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família de origem, que é o objetivo do trabalho. Quando o retorno para a família de origem não é possível, trabalhamos sua família extensa e excepcionalmente as crianças/adolescentes são encaminhadas para adoção, direcionadas as famílias cadastradas no cadastro nacional de adoção e apenas como um último recurso essas crianças poderão ser encaminhadas para o abrigo.
O acolhimento familiar está previsto em lei, faz parte da alta complexidade dos serviços assistenciais e consta no ECA. O período de acolhimento é de no máximo dois anos, durante os quais a família recebe uma ¬ajuda de custo, que chamamos de bolsa auxílio.
A coordenadora do Programa Família Acolhedora chama atenção: “É importante que as pessoas façam denúncia de maus tratos às crianças . Quando temos a desconfiança de que alguma coisa não está legal e que pode estar acontecendo maus tratos ou violência, na vida de alguma criança ou adolescente, devemos denunciar, seja através do Conselho Tutelar, ou no Disque 100 ou Disque Denúncia 153”.
O Serviço de acolhimento familiar em família Acolhedora de Valinhos, apesar de pouco mais de dois anos, tem funcionado com muito sucesso, e para que isso continue acontecendo é muito importante que as famílias continuem nos ajudando.Mais informações através do telefone 3829-3410.
Tags Família Acolhedora
- Anterior Banco do Brasil faz doação de leite para a Santa Casa
- Próximo Vai começar a Festa de São Sebastião
0 pensamentos sobre “Projeto Família Acolhedora está em busca de novos parceiros”