Projeto Ocupe Arte retrata a vida e obra do artista Marcos Guimarães
O Ocupe.Arte Valinhos é um projeto independente de artes visuais criado em 2017, pelo artista plástico Genivaldo Amorim e pelo fotógrafo Tomás Cajueiro, que depois de projetos como o “Álbum de Figurinhas dos Artistas de Valinhos” e o “Conexões:Valinhos-Vinhedo”, lança sua mais nova empreitada: Ocupe.Arte: Trajetórias e nesse primeiro passo, o foco está em um dos maiores nomes das artes valinhenses: Marcos Guimarães.
Esse é um projeto ambicioso que pretende criar um arquivo, uma espécie de enciclopédia das artes valinhenses, através da publicação de diferentes livros. Inicialmente programado para 2020, o projeto “Ocupe.Arte: Trajetórias – Marcos Guimarães”, aprovado no Proac-ICMS, precisou ser adiado para 2022 por conta da pandemia do coronavírus.
Falecido nos primeiros dias de 2022, o projeto acabou se transformando também em uma homenagem à rica história de Marcos Guimarães. O projeto contempla uma exposição que será aberta oficialmente no dia 2 de abril às 14 horas, que permanecerá aberta à visitação, sempre gratuita, entre os dias: 3 de abril até 1º de maio, de quinta a domingo das 9 às 17 horas, na Avenida Independência, 314, no centro. Durante a semana permanecerá fechada das 13h30 às 14h30 para o almoço. Também será lançado um livro/catálogo contando a trajetória do artista, seus projetos e obras.
O livro poderá ser adquirido por R $40,00 na exposição, ou de forma online através do site do Ocupe.Arte. Serão colocados à venda somente 500 exemplares, que poderão ser reservados antecipadamente através do email contato@ocupearte.com.br. Outras atividades serão divulgadas através das redes sociais do Ocupe.Arte (Instagram e Facebook).
O fotógrafo Tomás Cajueiro conta que Marcos era um gênio das artes, entre as muitas obras de sua autoria espalhadas em diversos espaços públicos e coleções no Brasil e no exterior, se destacam três obras públicas em Valinhos: a escultura em bronze retratando Adoniran Barbosa instalada no CACC (Centro de Arte, Cultura e Comércio), ao lado da rodoviária; uma grande escultura em aço e bronze feita durante o 1º Simpósio de Escultura Monumental de Valinhos, realizado em 2011; e uma imensa pintura que se encontra instalada no segundo andar do Paço Municipal, mostrando uma panorâmica da cidade.
“A nossa ideia era retratar o trabalho desse grande artista que apesar de ter nascido em Campinas em 1959, sempre viveu em Valinhos, teve obras premiadas em diversos locais do Brasil e no exterior, foi membro da Associação Internacional de Escultura Monumental, organização pelo qual executou monumentos em vários países, como México, Itália, Cuba, Canadá e outros, mas quis o destino que Marcos não pudesse ver o trabalho concluído , o seu falecimento de forma repentina aconteceu em 2 de janeiro de 2022.
O artista Genivaldo Amorin destaca: “É um momento muito especial participar desse projeto, pois há 30 anos eu via uma obra do Guimarães pela primeira vez, em uma exposição na Festa do Figo de 1992. Passadas três décadas daquele primeiro encontro, vejo que ele se estabeleceu, merecidamente, como um dos artistas mais importantes na história de Valinhos. É uma honra ser um dos responsáveis pelo primeiro livro de um artista dessa magnitude.”
- Anterior FEAV recebe voto de louvor e congratulações da Câmara Municipal
- Próximo Assistidos da APAE Síndrome de Down participam do programa Mulher.com para mostrar suas habilidades
0 pensamentos sobre “Projeto Ocupe Arte retrata a vida e obra do artista Marcos Guimarães”