Ricardo Gomes ex-atleta profissionalfala sobre sua vida após o AVC

Na noite de quarta-feira (7), Valinhos recebeu a visita do ex-jogador de diversos clubes e da Seleção Brasileira, além de ex-treinador de várias equipes, Ricardo Gomes. Ele participou de uma roda de conversa nas dependências do restaurante do Condomínio Sans Souci, a convite de Paulo Sérgio Paschoal, com o tema “A vida após o AVC”.
De forma descontraída, Ricardo relembrou os dois episódios de AVC que sofreu. O primeiro, em fevereiro de 2010, levado ao hospital relatou aos médicos que seu pai havia sofrido um AVC, o que indicava um possível fator genético. Após exames, foi diagnosticado com um pequeno sangramento cerebral. Recebeu alta após passar por ressonância e outros procedimentos.
Em 2011, ao aceitar o convite para treinar o Vasco da Gama, Ricardo sofreu um novo AVC durante uma partida transmitida ao vivo. “Senti algo quente nas costas. Na enfermaria do clube, apaguei e só acordei dez dias depois, após uma cirurgia e um coma induzido. O curioso é que acordei falando francês, porque morei um tempo na França”, relatou. “Perdi os movimentos do lado direito do corpo e, até agora, já são 13 anos de recuperação e terapias. Sou muito grato ao médico que me atendeu, se eu estivesse em casa, teria morrido.”
Ele completa: “Nasci de novo. Acho que ainda tenho mais para aprender.”
Durante a conversa com um público seleto, Ricardo enfatizou a importância da atividade física e do cuidado com os sinais do corpo. “O cérebro gosta de um corpo preguiçoso. Não fique sentado no sofá assistindo TV o dia todo. Mexa-se, faça exercícios, aprenda algo novo e a qualquer sinal estranho no corpo, vá imediatamente ao hospital. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances de sobrevivência.”
O evento foi voltado especialmente à FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos), que realiza o Programa SOS AVC Valinhos. Nesta semana, o projeto iniciou os atendimentos gratuitos a pessoas em recuperação de AVC.
A presidente da FEAV, Eliane Macari, e a coordenadora do projeto, Ana Cláudia Scavitti, comemoraram o enfoque da conversa, alinhado aos objetivos do programa, que busca conscientizar e prevenir o AVC por meio de informação.
Ricardo já aceitou o convite para uma próxima visita à FEAV e uma roda de conversa com os participantes do Programa SOS AVC Valinhos.

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Ricardo Gomes ex-atleta profissional
fala sobre sua vida após o AVC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?