Santa Casa de Valinhos chega aos 59 anos

Uma história de luta e muitas realizações a serviço da saúde

No próximo dia 10 de dezembro, a Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Valinhos estará comemorando 59 anos de fundação, tendo à frente o provedor Cláudio Trombetta que juntamente com os irmãos da Mesa Administrativa tem desenvolvido um grande trabalho em favor da população valinhense e região.
No final da década de 40, as decisões políticas e administrativas do Distrito de Valinhos, eram tomadas pela Câmara ou Prefeitura de Campinas. Em 1948 José Spadaccia e Dr. Silvio Antoniazzi foram eleitos vereadores do então Distrito de Valinhos. Nessa época, José Spadaccia se tornou bastante conhecido e relacionado, por esse motivo muitas pessoas o procuravam pedindo ajuda, principalmente os necessitados de assistência médica especializada e de internação hospitalar em Campinas, já que em Valinhos não havia hospital.
O pequeno distrito de Campinas foi crescendo e muitas mudanças aconteceram. Com o término do mandato de vereador, José Spadaccia se envolveu no Movimento Emancipacionista em 1952 do Distrito, fato que se consolidou em dezembro de 1953, quando foi criado o município de Valinhos. Em 1958 José Spadaccia era eleito prefeito municipal e entre principais itens de seu programa de governo estava a construção do hospital.
Na condição de prefeito, José Spadaccia fez um convite ao povo para comparecer no dia 10 de dezembro de 1960, no salão Paroquial da Matriz, para tratar da construção, instalação e funcionamento de um hospital para atender principalmente as pessoas menos favorecidas.
Nessa assembléia foi eleita a primeira Mesa Administrativa: José Milani Junior, Serafim Rafael Morelli, Dr. Silvio Antoniazzi, Dr. Admar Concon, Fernando de Abreu Ribeiro, Ricardo Manarini, Ferrúcio Celani, Jasper Bresler e José Spadaccia, sendo este eleito para provedor.
Na primeira reunião da Mesa Administrativa realizada em 18 de janeiro de 1961, discutiu-se sobre a localização do hospital que foi projetado pelo arquiteto Gilberto Dutra. O sonho se concretizou graças à ajuda da população e o desejo de ter um hospital na cidade. Dr. Admar Concon foi o 1º Diretor Clínico e montou a equipe com várias especialidades para atuar na Santa Casa de Misericórdia de Valinhos, contando com ajuda das irmãs Canadenses.
Ao longo desses anos, o poder público através das administrações municipais, teve papel fundamental com as subvenções, ampliações e construções. Primeiro a ampliação nas alas B e C, construção da pediatria, maternidade, ampliação do Centro Cirúrgico e outras obras.
De 2008 até os dias atuais houve um grande envolvimento dos empresários e da comunidade e a planta física da Santa Casa de Valinhos foi totalmente reformada. Os quartos das alas B e C estão dentro dos melhores padrões de hotelaria hospitalar, todos com granito no piso e 90 cm na parede, garantindo facilidade na sua manutenção e limpeza, também os corredores, refeitório, cozinha, pronto Socorro, UTI, farmácia satélite, auditório, complexo administrativo, fachada, estacionamento, portaria, lanchonete e demais setores, estão sendo reformados e melhorando o atendimento a todos os clientes.
A Santa Casa cumpre o seu papel há 59 anos, atualmente conta com trabalho do provedor Cláudio Trombetta, do diretor clínico Dr. Wande Liparizzi Filho e diretor Técnico Dr. Sérgio Marcolino Rosa, Corpo Clínico com 450 médicos em diversas especialidades, atendimento no Pronto Socorro 24 horas para urgência e emergência.
A Santa Casa de Valinhos é uma instituição privada, sem fins lucrativos e detentora do CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Sociais na área da Saúde e também reconhecida pelo trabalho através da Certificação ONA, atende Convênios Médicos, particulares e SUS, através de convênio com o Município de Valinhos.
Vários provedores escreveram o nome na história e cada um deu a sua parcela de colaboração para que o hospital atingisse o nível de excelência, com transparência, melhorias e inovação.
Cláudio Trombetta fala dos 59 anos da Santa Casa de Valinhos com muita alegria. “Temos uma política integrada do Plano Diretor do Hospital, que é seguido por todos os provedores com melhorias contínuas, nossa administração trabalha para manter e melhorar os resultados alcançados e mesmo com as dificuldades financeiras, estamos centrados no paciente e com isso os resultados estão acontecendo”.
Recentemente foram entregues melhorias na área de Pronto Socorro, com ampliação da sala de atendimento e medicação, com novos sanitários, climatização e TVs, nova sala de observação, reforma da sala de observação Pediátrica, separada dos adultos, farmácia satélite, reforma nos consultórios no mesmo padrão do que existe no hospital com granito no piso e também em parte da parede e em breve a inauguração da ala oncológica, obra que está sendo realizada em parceria com o Plano de Saúde Santa Casa de Valinhos.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Santa Casa de Valinhos chega aos 59 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?