Santa Casa de Valinhos chega aos 60 anos zelando pela saúde da população
A Santa Casa de Valinhos chega aos 60 anos totalmente renovada e rumo a excelência de todos os seus serviços e atendimentos. Em 10 de dezembro de 1960, José Spadaccia, então prefeito do município, convocou uma assembleia que foi realizada no antigo secretariado paroquial da Matriz de São Sebastião, para tratar da construção, instalação e funcionamento de um hospital.
Compareceram 246 pessoas e foi então fundada a Irmandade da Santa Casa de Valinhos, sendo eleito 1º provedor, José Spadaccia, e Dr. Admar Concon, o 1º Diretor Clínico.
Ao fundar o hospital, José Spadaccia queria uma sociedade mais justa e mais fraterna e esse ideal se tornou inerente nesta história de 60 anos da Santa Casa de Valinhos.
Voltar no tempo e pensar nas dificuldades para fazer uma obra desse porte, que teve episódios políticos importantes, mas que nunca esmoreceram os fundadores liderados por José Spadaccia, que empreendeu inúmeras campanhas, rifas de carros, ajuda do Governo do Estado e da família Ricardo Manarini e Milani importante para dar um impulso à obra. A inauguração aconteceu em 10 de dezembro de 1965, com 56 leitos para atender a população, que beirava os 30 mil habitantes.
A Santa Casa quer reconhecer o feito dessas pessoas, muitos não estão mais entre nós, mas serão representados por seus familiares.
Serão dois momentos de homenagens, no dia 12 e dezembro, abertura às 9 horas, com a presença da diretoria da Mesa Administrativa: Provedor Wagner Ceroni e Vice, José Luiz Zanivan; autoridades e empresários; e às 10 horas, os ex-provedores e familiares, fundadores, médicos, direção clínica, observando-se todos os protocolos de saúde, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento, por isso a solenidade foi marcada em local aberto e bem ventilado.
Muitos nomes estão escritos nesta história, foram empreendedores e valentes para fazer um hospital do porte da Santa Casa, num município que havia sido emancipado há dez anos. Lembrar dos ex-provedores: José Spadaccia, Amélio Borin, José Colucci, Joaquim Luglio, Luiz França Pinto, Nicemar de Amorim, Serafim Rafael Moreli, Osvaldo Dias, Hiran P. Amorin, Pr. Anips Spina, Cláudio Trombetta e atualmente Wagner Ceroni.
Dos 246 fundadores, 14 ainda estão entre nós, e serão homenageados. São eles: Vitório Calsavara, Luiz Bissoto, Ozélio Biscardi Netto, Mário Casteluber, Aurora Calsavara Signorini, José Vicente Signorini, José Moisés Barbarini que será representado pelo filho José Moysés, Oswaldo de Oliveira, Benedito Franco, Emilio Serrano Filho, Euclides Tasca – que será representado pelos filhos Fábio Tasca e sua irmã, Hélio Schiavinatto, Hélio Rovere e Amélia Spadaccia Almeida, que será representada pelo sobrinho Dr. José Felipe Spadaccia.
Outras pessoas importantes nessa história como Monsenhor Bruno Nardini, Ricardo Manarini, José Milani, Dr. Admar Concon, Dr.Silvio Antoniazzi, o arquiteto responsável pelo projeto -Gilbeto Dutra e outras pessoas de destaque também estarão entre os homenageados como Dr. Ruy Meirelles, Dr. Antonio Bueno Conti, Dr. Celso Limoli Junior, Dra Eni Pinho, Dr. Sérgio Marcolino Rosa, João dos Santos Geraldo, Terezinha Odila Zambotti e outros. O Provedor Wagner Ceroni e seu vice José Luiz Zanivan, que assumiram a provedoria em 2020, tem como slogan “Santa Casa de Valinhos rumo à excelência” e querem honrar os feitos dos seus antecessores e também escrever o nome na história com grandes transformações no hospital, patrimônio da cidade.
0 pensamentos sobre “Santa Casa de Valinhos chega aos 60 anos zelando pela saúde da população”