SOS AVC Valinhos alerta sobre o AVC silencioso

O Projeto SOS AVC Valinhos, uma iniciativa do empresário Paulo Sérgio Paschoal, atua na cidade com o objetivo de conscientizar e apoiar a população sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O projeto funciona no Casarão FEAV e segue firme em com foco em sua missão de levar informacao e prevenção dos fatores de risco para a doença.
A coordenadora do projeto, Ana Cláudia Scavitti, ressalta a importância de conhecer o AVC silencioso, também chamado de microangiopatia. Trata-se de uma condição causada por pequenas lesões cerebrais decorrentes de problemas na circulação sanguínea. Essas lesões são consideradas “silenciosas” porque, em muitos casos, não apresentam sintomas evidentes, ao contrário do AVC tradicional.
“Os sinais do AVC silencioso podem incluir entre outros,os seguintes sintomas,lapsos de memória, leve dificuldade de mobilidade, alterações na linguagem e outros sintomas que, muitas vezes, são atribuídos ao envelhecimento. O diagnóstico da microangiopatia é feito por meio de exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Identificá-la precocemente é essencial, pois o acúmulo dessas lesões ao longo do tempo pode levar à demência ou aumentar o risco de um AVC mais grave”, alerta Ana Cláudia.
O Projeto SOS AVC Valinhos enfatiza a importância da prevenção, com hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, qualidade do sono, controle do estress,atividade fisica e acompanhamento regular da saúde. Essas medidas são fundamentais para reduzir o risco do AVC.
Para mais informações, acesse www.sosavcvalinhos.com.br ou entre em contato pelo telefone e WhatsApp: (19) 99606-7975. O grupo também está aberto para voluntários de diversas áreas que desejam contribuir com o projeto.
- Anterior Exposição “As sementes que o vento leva”, de Jerci Maccari, encerra neste sábado
- Próximo Patrulheiro Valinhos tem vagas abertas para inserção no mercado de trabalho
0 pensamentos sobre “SOS AVC Valinhos alerta sobre o AVC silencioso”