Vem aí uma novidade nas artes valinhenses “Projeto Ocupe.Arte: Figurinhas – Coleção Artistas de Valinhos”

Nos últimos dois anos, a cena das artes visuais de Valinhos vem sendo movimentada de forma surpreendente e criativa pelo movimento Ocupe.Arte Valinhos. O Projeto criado pelo artista plástico Genivaldo Amorim e pelo fotógrafo e produtor cultural Tomás Cajueiro, no início de 2017, prepara para mais um lançamento, que certamente que pelo seu caráter inovador entrará para a história das artes valinhenses: a publicação de um álbum de figurinhas com obras de 50 artistas da cidade.
O álbum de figurinhas com imagens de artistas e fotógrafos de Valinhos será lançado no dia 7 de março, às 19h30, numa exposição coletiva no Centro Pastoral São Sebastião, com os artistas participantes do projeto. O álbum é composto de 200 figurinhas, sendo quatro para cada artista: uma com seu retrato e três com suas obras, acompanhado de um breve relato contando um pouco da história de cada um.
Trata-se de um projeto de grandes proporções, com dois mil álbuns – de 36 páginas e um total de 400 mil figurinhas, sendo 200 por álbum. A iniciativa do Ocupe.Arte tem a curadoria de Genivaldo Amorim e produção executiva de Tomás Cajueiro, além da participação de vários outros profissionais, em diversas etapas do projeto.
Genivaldo Amorim explica que o objetivo do projeto é divulgar a arte e os artistas locais, através de um meio que seja capaz de não só despertar o interesse das pessoas de todas as idades, mas também promover a interação entre elas. “O projeto nasce da percepção do quanto é difícil hoje em dia, conseguir levar a arte para o grande público através de meios convencionais, como exposições e livros por exemplo. Tarefa que é ainda mais difícil quando se trata de artistas locais. O objetivo do projeto é sair do lugar comum, é tornar esse contato com a arte também de forma divertida, que envolva amigos e a família. Acreditamos que esse projeto será um marco na história da arte de Valinhos e que certamente os artistas da cidade serão muito mais reconhecidos pela população depois dele”.
“O Projeto Ocupe.Arte: Figurinhas – Coleção Artistas de Valinhos, afirma Tomás Cajueiro, é o principal e maior passo até hoje do Ocupe.Arte para atingir o seu objetivo de levar a arte para o maior número de pessoas e lugares, provando que ela pode e deve ser consumida de diversas maneiras e disseminando o potencial cultural da cidade. Acreditamos que esse projeto será um marco na história da arte de Valinhos. O projeto vai além, porque pretende de maneira inédita, apresentar quem são e o que produzem os artistas de Valinhos, uma cidade sem museus ou uma política pública séria para a cultura, que cria uma população que desconhece a classe artística de altíssimo nível que a circunda”.
O evento de lançamento do Projeto Ocupe.Arte: Figurinhas no Centro Pastoral, dia 7 de março às 19h30, terão trabalhos de todos os artistas e fotógrafos participantes e vai permanecer no local até o dia 31 de março, podendo ser visitada de quarta a domingo das 10 às 18 horas, com entrada franca.
Os álbuns serão vendidos em forma de um Kit, contendo um álbum e 200 figurinhas sortidas pelo preço de R$10,00. As figurinhas repetidas poderão ser trocadas em encontros públicos que serão realizados durantes os meses de março e abril.
“Até onde sabemos essa é a primeira vez que algo desse tipo é feito no Brasil, e está sendo feito aqui em Valinhos, isso mostra o potencial da produção cultural da cidade. A idéia do “Projeto Ocupe.Arte: Figurinhas Artistas de Valinhos”, é estimular de forma lúdica e divertida as pessoas a conhecerem e valorizarem a cultura da cidade onde vivem. Nossa expectativa é conseguir um grande envolvimento da população em torno da nossa arte”, completa Genivaldo Amorim”.
O Projeto teve a aprovação do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo e o patrocínio das empresas: Cartonificio Valinhos, Supermercados Caetano e Asten. Ele também contempla o social, 600 kits contendo álbuns e figurinhas, serão doados para crianças e jovens atendidos por instituições culturais e filantrópicas da cidade e as pessoas com deficiência visual terão oportunidade de conhecer na exposição, três obras táteis, que foram criadas especialmente para elas.
Para saber mais sobre o projeto, como adquirir os álbuns e onde serão realizados os encontros de troca de figurinhas, basta acessar o site do projeto: www.ocupearte.com.br e seguir as redes sociais Ocupe.Arte, fb.com/ocupe.arte e instagram@ocupe.arte.
Artistas participantes
Participam do projeto como homenageados (in memorian) os artistas: De Faria, Haroldo Pazinatto, João do Monte, Lina Christino Vignati, Paco di Ribes e Waldomiro Christino.
Como Artistas e fotógrafos: Alan Albertino, Amanda Barroso, Ana Massara, Anderson Vicentini, Bruno Andreotti, Bruno Penteado, Carolina Goulart, Cécile Lelu, Charles (Rodrigo Soares), Chris Day, Cláudia Itami, Dylza Zanella, Elaine Ronzella Âmbar, Elfriede Walzberg, Eliete Tordin, Alexandre Filiage, Genivaldo Amorim, Helena Giestas, Jacinta do Monte, Jerci Maccari, Kity Mendonça, Lícia Chaves, Lu Mourelle, Lucas Carletto, Má Âmbar,Marcel Pazinatto, Marcos Guimarães, Marcos Parodi, Margarete Bonelli, Mariani Lima, Marília Mamprin, Marta Gehringer, Maurício Squarisi, Melissa Costa, MILD (Thiago Costa), Natalia Moncks, Jerônimo Noboru,Rafael Teixeira, Reis, Robson Corbano, Santos Lopes, Tomás Cajueiro, Vinasz (Vinicius Visentini) e Wilson Lazaretti (Wal).

Legenda – Fotos Elaine. R. Âmbar

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Vem aí uma novidade nas artes valinhenses “Projeto Ocupe.Arte: Figurinhas – Coleção Artistas de Valinhos””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?