PATAE retorna à APAE Valinhos na segunda visita da terapia assistida com animais
A APAE Valinhos recebeu nesta quarta-feira, dia 7, a segunda visita do PATAE – Programa Alice Terapia Assistida Educacional que tem como missão revolucionar a educação, a saúde, a reintrodução social, a inclusão e acima de tudo o direito animal através do elo entre humanos e animais.
O trabalho que realizado pela proprietária POLO PATAE Campinas e Região, Andréia Correia, está sendo feito em quatro entidades assistenciais de Valinhos, através da parceria selada com a FEAV – Forum das Entidades Assistenciais de Valinhos, no início de junho deste ano.
Na APAE as visitas serão mensais e serão realizadas até o final de 2024. O objetivo desse trabalho é criar um ambiente acolhedor onde, através do contato com o animal, no caso o cão, onde as pessoas se sintam confortáveis para compartilhar momentos de dificuldade e dessa forma contribuir em processos de socialização, tratamento de depressão, entre outros.
Quem esteve na APAE junto com Andréia foi o border collie Zeca, simpático, brincalhão, com apenas um ano e quatro meses, mas já dotado de habilidades para promover bem estar e quebrar barreiras em apenas um contato. “É comprovado que o cérebro libera hormônios que promovem bem estar só de passar a mão em um cão e que essa experiência fica em nossa memória por cerca de 15 dias”, explica Andréia.
E não foi difícil constatar isso. Por todas as salas onde Zeca passou na APAE, a reação foi a mesma: alegria e felicidade.
O PATAE
O Programa Alice – P.A.T.A.E. (Programa Alice Terapia Assistida Educacional) é reconhecido como uma referência no Rio de Janeiro e no Brasil em Atividade Animal Educacional (AAE), com o objetivo de ampliar o entendimento sobre inclusão, saúde, reabilitação e amor pelos animais.
Fundado por Emi Parente, a única especialista no Brasil certificada pela Universidade de Denver, o PATAE é reconhecido como a única instituição acadêmica a conferir certificados de especialização nessa área. Também é a única representante brasileira do programa internacional R.E.A.D. (Reading Education Assistance Dog). Além disso é colaboradora da renomada instituição The Good Dog Foundation.
Andreia que está comandando o programa em Campinas e região, conclama voluntários que queiram participar (tutor e cão), desse trabalho. Os candidatos passarão por uma pré-seleção e depois passam por um workshop de 15 horas para a certificação e mais 20 sessões/intervenções. O tutor e cão são acompanhados por equipe técnica (coordenador e especialista em comportamento animal).
Para viabilizar o projeto, Andreia Correia, convida empresas parceiras que possam financiar o workshop. Mais informações poderão ser obtidas com Andreia Correia 19 99117-0571 ou através do perfil do instagram @patae_programaalice_campinas
- Anterior Recanto precisa doações para o bazar de móveis e utensílios
- Próximo Presidente da ACES participa de reunião na Frente Parlamentar em Prol da Vida e da Família na ALESP
0 pensamentos sobre “PATAE retorna à APAE Valinhos na segunda visita da terapia assistida com animais”