Mamografia: um cuidado que pode mudar tudoUma mensagem do PSC Saúde para você.

Você sabia que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil? Apesar disso, ainda vemos muitos diagnósticos tardios, quando a doença já avançou e o tratamento se torna mais difícil.
A boa notícia é que, quando descoberto cedo, o câncer de mama tem altas chances de cura.
E o primeiro passo para isso é simples: fazer a mamografia, um exame rápido, fácil e seguro.
Por que esse exame é tão importante? Porque, no início, o câncer de mama não costuma dar sinais. Ele pode se desenvolver silenciosamente, sem dor e sem sintomas.
A mamografia é capaz de identificar alterações nas mamas antes mesmo de serem percebidas no toque, ou seja, até mesmo antes que você sinta um caroço na mama. Com isso, o tratamento pode começar mais cedo e ser muito mais eficaz. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menor a cirurgia; a mama pode ser preservada e as chances de cura chegam a 95%.
A mamografia deve ser feita por mulheres a partir dos 40 anos: muitos especialistas recomendam o rastreamento anual. Já para mulheres entre 50 e 69 anos, o exame deve ser feito a cada dois anos. Para quem tem histórico familiar de câncer de mama ou fatores de risco, o acompanhamento deve ser personalizado.
Fique atenta a sinais como: caroços nas mamas ou axilas, mudanças no formato do mamilo, secreções com sangue, vermelhidão ou pele com aspecto de casca de laranja e inchaços ou dor persistente. Percebeu algo diferente? Procure ajuda médica. Quanto antes, melhor.
O recado do PSC Saúde é claro:
Mamografia salva vidas. Se você recebeu uma solicitação para fazer o exame, não adie.
Agende. Vá. Cuide de você.
PSC Saúde Valinhos – Assistência Médica
ANS Nº 41.995-8
Av. Onze de Agosto, 1451 – 6º andar – Edifício Ellopar
(19) 3829.6699
Cuidar de você é nossa prioridade.
- Anterior Grupo Rosa e Amor inaugura expansão da sede
- Próximo Representantes de diversos Estados se reúnem na FEAV
0 pensamentos sobre “Mamografia: um cuidado que pode mudar tudo
Uma mensagem do PSC Saúde para você.”