Crescem as denúncias de violência contra os idosos
Apesar de já existir desde 2006, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas, a data está longe de ser comemorada.
O Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Valinhos Ovídio Vacari tem acompanhado as denúncias de violência contra os idosos, que no Estado de São Paulo cresceram 26%.
“Muitos casos não são denunciados, principalmente em razão de a maioria ocorrer dentro de casa. As pessoas precisam ser conscientizadas, pois a violência, conforme estatísticas demonstram, não é apenas física, a mais complicada é a negligência, ou seja, a falta de cuidados e também há a financeira, porque muitos idosos deixam o cartão de benefícios (aposentadoria) com seu parente e ele acaba usando o dinheiro indevidamente”.
Aqui na AAPV chegam muitas histórias do uso do cartão para fazer empréstimos, ou em alguns casos apropriação para uso indevido, isso é uma grande violência contra o idoso.
Esse é um tema que merece reflexão, em Valinhos a população atual acima de 60 anos é de 17.618. “É preciso pensar já numa política voltada para essa faixa da população, nós aqui na AAPV estamos fazendo nossa parte, com vários serviços em saúde e lazer, além do Departamento Jurídico para atender aos nossos associados”. destaca Vacari.
- Anterior O coelho da páscoa chegou ao Recanto dos Velhinhos
- Próximo Família troca presente de aniversário por colaboração
0 pensamentos sobre “Crescem as denúncias de violência contra os idosos”