Projeto Janela Aberta faz campanha contra o uso de cerol
Com as férias escolares, os técnicos do Projeto Janela Aberta da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, observaram a grande quantidade de crianças correndo atrás de pipas no bairro onde está situada a entidade. Na volta às atividades, perceberam também que as crianças apresentavam os dedos cortados e decidiram realizar uma campanha contra o uso do cerol.
O cerol ou cortante é o nome dado a uma mistura de cola, geralmente de madeira, com vidro moído ou limalha de ferro (pó de ferro), que é aplicado nas linhas que são utilizadas para erguer as pipas e que pode até matar.
A pedagoga Débora Dantas de Alcântara disse que a garotada está mudando de atitude. “Trouxemos depoimentos e imagens de pessoas que sofreram algum acidente por conta do cerol e as crianças ficaram impressionadas e estão levando as informações para suas casas, falando sobre essa prática e suas conseqüências.
Os motociclistas são uma das vítimas e a orientação é para que as crianças não usem o cerol em hipótese alguma, também foram orientadas a fazerem os papagaios sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta a parte que se prende aos fios, ocasionando acidentes, não subir em lajes e telhados para empinar pipas e jamais utilizar linhas metálicas, como o fio de cobre de bobinas, na brincadeira.
Até mesmo a linha comum, sem cerol, pode causar acidentes se ficar atravessada em vias públicas, na frente de motos ou bicicletas e caso uma pipa enrosque em fios, que a criança não tente retirá-la. “É melhor fazer outra” disse a pedagoga.
Débora lembra ainda que o uso do cerol é proibido, Lei 7189/86, os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados.
Além das conversas no Projeto Janela Aberta, as crianças fizeram cartazes alertando sobre o uso do cerol e colocaram na banca de caldo de cana, no ponto de ônibus.
Os resultados já apareceram, nos depoimentos das crianças: “Depois que a gente conversou, eu vi que é perigoso eu não uso mais cortante” – Kaiky- 9 anos; ” Eu joguei toda minha linha com chileno , agora só solto pipa com linha pura” – Lucas – 10 anos; ” Eu descobri que se eu usar cerol eu tô fora da lei, posso até matar uma pessoa , então eu ainda não tive coragem de jogar meu cerol mas eu parei até de soltar pipa” Darlisson – 10 anos
“As crianças mostram as mãos e dedos com orgulho, sem cortes e sem ferimentos que antes eram provocados pelas linhas cortantes, e esta é a prova de que eles estão realmente preocupados com a sua e com a segurança dos outros”, destaca a pedagoga.
Tags Cerol
- Anterior Assistidos da APAE vivenciam experiência na agência dos correios
- Próximo Casa da Criança de Valinhos convida para sua tradicional feijoada
0 pensamentos sobre “Projeto Janela Aberta faz campanha contra o uso de cerol”