CREMESP orienta médicos a respeito das publicações nas redes sociais

Santa Casa de Valinhos também está atenta
As redes sociais são aliadas importantes quando bem utilizadas, mas os exageros cometidos por muitas pessoas têm gerado algumas providências, especialmente com relação ao atendimento de saúde.
O CRM –através do CREMESP – Conselho Regional de Medicina, está fazendo alguns esclarecimentos e orientações a todos os médicos e à população em geral.
Tem sido comum pacientes quando entram em Pronto Atendimentos, clínicas e hospitais já vão com o celular na mão, utilizando-se de imagens para amparar o seu atendimento e o seu ponto de vista sobre uma situação que julga estar errada. Sem qualquer respaldo, os vídeos são vinculados nas redes sociais alcançando patamares assustadores, e como conseqüência, vê-se a imagem do médico devastada.
O CRM orienta os médicos quais condutas devem tomar ao se tornarem vitimas desses atos. O primeiro deles é no momento da gravação/ fotografia, deixe claro o seu não consentimento “eu não autorizo a divulgação da minha imagem”.
A informação do CRM é para que o médico evite discussão! Não perca sua razão! Pois neste momento, os ânimos estão aflorados e será impossível qualquer conciliação. Importante que o médico registre em prontuário o episódio redija um documento constando todos os fatos e testemunhas.
O segundo item é a divulgação em redes sociais, atitude mais comum ultimamente. Se isso acontecer reúna vasto acervo probatório, imprima/fotografe/ “print” os textos, comentários e curtidas.
E o terceiro tópico, procure respaldo legal para reparação dos danos sofridos, retratação e criminalização do ofensor. O médico poderá através de uma ação judicial, requerer a retirada do conteúdo ofensivo da mídia/ rede social, além de reparação/ compensação pelos danos sofridos: honra imagem, vida privada, nome, etc..
A conduta do processante ainda poderá ser sancionada na justiça criminal, pois a lesão à honra profissional e à imagem do médico pode ser tipificada como crime: Difamação, Calúnia e Injúria.
A Assessoria Jurídica da Santa Casa de Valinhos também está atenta às publicações, porque algumas postagens denigrem a imagem do hospital e não são verídicas e exigem ações judiciais. “Fique atento, use a rede social para informações e cuidado com publicações que denigrem a imagem e a honra.”, destaca Dr. Edson Conti.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “CREMESP orienta médicos a respeito das publicações nas redes sociais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?