Orquestra Filarmônica de Valinhos chega aos 19 anos – Concerto especial marcará as comemorações
No próximo dia 21 de setembro, às 20h, no auditório multiuso “Darci Rossi”, na Câmara Municipal, a Orquestra Filarmônica de Valinhos sobe ao palco para festejar o seu 19º aniversário, com um concerto denominado Concerto da Primavera, regido pelo maestro Felipe Gadioli. O evento é uma homenagem à cidade que acolheu e acompanhou o trabalho. Os ingressos estão à venda pela plataforma SYMPLA, link https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-filarmonica-de-valinhos/2130421
ao preço de R$30,00 inteira e R$15,00 a meia.
Este evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Secretário Ricardo do Valle e da diretora Carmem Castro.
Um pouco da história
No final de 2003 um pequeno grupo de alunos que frequentavam aulas de violino na Casa da Cultura, começou a se reunir na casa de Jerci Maccari para tocar. Com o passar dos meses as reuniões tornaram-se mais frequentes e mais pessoas começaram a participar, até que o Secretário de Cultura da época, Antonio Stopiglia, sugeriu a criação de uma pequena orquestra que começou com seis pessoas e depois chegou a oito músicos.
O Presidente da Sociedade Filarmônica de Valinhos Jerci Maccari lembra que os ensaios que antes eram na sua casa, passaram a ser realizados na Casa da Cultura, nos Vicentinos, na Escola de Comércio e eles faziam apresentações pontuais, sem muito compromisso e nem regularidade.
No final de 2005, Jerci conheceu uma produtora cultural que fez um projeto e em 2008, veio o primeiro aporte financeiro da empresa EATON, para a orquestra. Com dinheiro em caixa, Jerci saiu em busca de músicos e um está até hoje na orquestra, o Marcos Vinicius Lima de Oliveira, acompanhando toda esta história, surge então, a Orquestra Experimental de Repertório.
O primeiro regente foi o maestro Luiz Gualberto, que era um professor da Casa da Cultura. Estreia marcada para 22 de setembro de 2004, mas o maestro faleceu em junho do mesmo ano, Ana Carolina Sacco assume a regência da Orquestra, permanecendo até 2007, quando foi substituída por Luana Madeira Lamas.
“Tivemos várias apresentações até 2011, quando a regência passou para o maestro Moysés Cantos e a Orquestra passou a denominar-se – SOFT – Sociedade Orquestra Filarmônica. O maestro permanece conosco até 2013, quando chega Isaac Kerr, período em que a orquestra passa por uma transformação, toda dinâmica e estrutura são remodelados, porque o maestro tinha um grande conhecimento na área e atingiu outro patamar. “Foi neste período que iniciamos os concertos didáticos dominicais”, lembra Jerci.
E Jerci destaca que em 2011 e depois em 2014 pensou em desistir, acabar com a orquestra, porque fazia tudo sozinho, mas Fábio Cerqueira chegou em seu socorro, dividindo as responsabilidades, adaptou o estatuto e aos poucos a orquestra foi ganhando espaço e notoriedade. “Hoje temos uma equipe, uma diretoria atuante e cada um cuida de uma parte do trabalho”.
A partir de 2018 a Orquestra Filarmônica de Valinhos foi se estruturando, hoje conta com 45 músicos, sob a regência de Felipe Gadioli e como maestro adjunto Herbet Rodrigues, que é o grande arranjador e quando o concerto precisa do piano é ele quem sobe ao palco.
“Me sinto feliz e agradecido pela história que construímos nestes 19 anos com a Orquestra Filarmônica de Valinhos, o sonho foi se concretizando, foram muitas lutas e obstáculos que enfrentamos e hoje estamos colhendo os louros, resultado do trabalho de uma grande equipe, por isso convido o público que tem se encantado com nossas apresentações para que nos prestigie mais uma vez”, declarou Jerci Maccari.
Após este concerto da Primavera, a orquestra inicia preparativos para um novo projeto Brasil de Norte a Sul, que deverá ocorrer no princípio de 2024, cuja estreia será em Itatiba, casa do patrocinador master da Orquestra.
Concerto
O concerto da primavera terá um programa de clássicos populares como:
Coreolano, de Beethovem
La Gazza Ladra, de Rossini
Concert nº 1 para violino (primeiro movimento de Tchaikowsky com solo de violino do Silas, música da Sinfônica de Campinas de do Conservatório Carlos Gomes
Danzon 2, de A.Marques
E The Stars And Stripe. A. Souza
Tags auditoriodarcirossicamaramunicipaldevalinhosconcertodaprimaveraorquestrafilarmonicadevalinhos
- Anterior Assistidos da APAE vão para cozinha
- Próximo JovemTEC comemora 1º aniversário com grande expectativa com relação aos vestibulinhos
0 pensamentos sobre “Orquestra Filarmônica de Valinhos chega aos 19 anos – Concerto especial marcará as comemorações”