Outubro Rosa – Região Sudeste está entre as que registram maiores taxas de incidência de câncer de mama

A região Sudeste, onde Valinhos está inserida, e a região Sul, são as regiões do Brasil onde são registradas as maiores taxas de incidência de câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que em 2024, apenas o Estado de São Paulo terá 20.470 novos casos da doença, o que representa quase 28% do total nacional, que é de 70.610 novos casos. Tanto no Brasil, quanto no mundo, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres.
Os números assustam e mostram que a prevenção é a forma mais fácil para não fazer parte desta estatística. O autoexame é muito importante na prevenção, pois possibilita o diagnóstico precoce, mas ele não deve substituir a mamografia.
A partir dos 40 anos, a mamografia e ultrassonografia são fundamentais para detectar tumores ainda em estágio inicial e começar o tratamento o quanto antes. Dos 40 aos 49 anos os exames devem ser feitos anualmente, e a partir dos 50, até os 69 anos, a recomendação é que sejam realizados pelo menos a cada dois anos, exceto em casos onde haja indicação de uma conduta específica.
Pesquisas confirmam que 60% das mulheres acreditam que o autoexame é a principal forma de detecção precoce do câncer de mama e por isso apenas metade das mulheres entre 40 e 49 anos participantes do estudo realizou a mamografia nos últimos 18 meses, sendo que o exame deveria ter sido realizado todo ano. Apesar da importância do autoexame, apenas a mamografia e exames complementares podem identificar tumores milimétricos que não são palpáveis ao toque.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, os índices de cura do câncer de mama podem chegar a 90% quando a patologia é identificada em seu estágio inicial.
Entre as principais causas do câncer de mama estão a obesidade e o sobrepeso após a menopausa, o sedentarismo, o consumo de bebidas alcóolicas e a exposição frequente a radiações ionizantes (Raio X).

Outubro Rosa
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Celebrada anualmente, a data tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Durante todo o mês o Outubro Rosa é lembrado através de vários tipos de intervenções, campanhas e mensagens, por diversos setores da sociedade.
Em Valinhos, o PSC Saúde Valinhos – Assistência Médica é pioneiro em iluminar o prédio onde está instalado, na Avenida Onze de Agosto, 1451, com luzes de cor rosa, para chamar atenção para a causa.
Além da iluminação, durante todo o mês, os funcionários do PSC Saúde usam camisetas rosa para representar a conscientização sobre o câncer de mama para que as mulheres façam cada vez mais exames preventivos.

PSC Saúde Valinhos – Assistência Médica
ANS Nº 41.995-8
Av. Onze de Agosto, 1451 – 6º andar – Edifício Ellopar
(19) 3829.6699

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Outubro Rosa – Região Sudeste está entre as que registram maiores taxas de incidência de câncer de mama”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *