AAPV chama atenção para novo calendário de prova de vida até 2022

Os aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida dentro do prazo estabelecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), podem deixar de receber o benefício. Um novo calendário, divulgado no dia 5 de julho, pelo INSS inclui os beneficiários que precisam fazer a prova de vida até julho do ano que vem e quem não respeitar as datas pode ter o benefício suspenso.
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Valinhos orienta aos seus associados que ainda não fizeram a prova de vida, para que se dirijam até o banco onde recebe o benefício com um documento com foto.
Outra informação divulgada no dia 5 de julho, pela portaria publicada no Diário Oficial da União, pelo INSS, é que os beneficiários com mais de 80 anos ou com alguma dificuldade de locomoção podem pedir para que a prova de vida seja feita na casa da pessoa. Um representante do INSS vai até o endereço do aposentado ou pensionista impossibilitado de comparecer na agencia bancária, para comprovar a vida do beneficiário.
A prova de vida domiciliar deve ser solicitada pela central telefônica 135, pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Segundo o INSS, os segurados que têm dificuldades de locomoção precisam apresentar um atestado ou uma declaração médica comprovando o problema, a falta da documentação correta e completa pode inviabilizar a prestação deste serviço.
Após marcar a prova de vida domiciliar, os aposentados e pensionistas não terão os benefícios bloqueados por falta da comprovação de vida, até que um servidor público compareça a sua residência para comprovar.

Veja abaixo o novo calendário da prova de vida do INSS:

Vencimento da prova de vida em março e abril/2020: Retoma em junho/2021

Vencimento da prova de vida em maio e junho/2020: Retoma em julho/2021

Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2020: Retoma em agosto/2021

Vencimento da prova de vida em setembro e outubro/2020: Retoma em setembro/2021

Vencimento da prova de vida em novembro e dezembro/2020: Retoma em outubro/2021

Vencimento da prova de vida em janeiro e fevereiro/2021: Retoma em novembro/2021

Vencimento da prova de vida em março e abril/2021: Retoma em dezembro/2021

Vencimento da prova de vida em maio e junho/2021: Retoma em janeiro/2022

Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2022: Retoma em agosto/2022

A partir de setembro de 2022, a prova de vida passa a ser feita no mês em que expira a validade do procedimento no INSS.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “AAPV chama atenção para novo calendário de prova de vida até 2022”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *