APAE Valinhos comemora os resultados do Programa Mercado de Trabalho

No dia 24 de julho, a Lei de Cotas para PCD 8213/91 para Deficientes e Pessoas com Deficiência completou 30 anos.  Apesar de todos os esforços os resultados ficam aquém do esperado.
Em Valinhos o programa Mercado de Trabalho desenvolvido na APAE e voltado para aos jovens a partir de 18 anos que tem como objetivo a capacitação para o primeiro emprego ou a reinserção para novas oportunidades dos jovens assistidos, comemora a inserção no primeiro semestre de seis jovens e no momento mais dois assistidos em processo seletivo.
Os jovens foram inseridos nas empresas parceiras: Vip Papelão Ondulado, Belenus, JC Turismo, Supermercado Caetano, Spasso Sabores e foi iniciado o trabalho com o Supermercado Dalbem, recém chegado em Valinhos.
A coordenadora da Assistência Andréa Gomes Araujo destaca: “Mesmo com a pandemia trabalho não parou, foi necessário uma adaptação na forma de atuar com os assistidos, os atendimentos passaram a acontecer através de videochamadas e nos casos mais pontuais, atendimentos presenciais na APAE, seguindo todos os protocolos de segurança”.
Andréa lembra que o trabalho multiprofissional vai muito além da preparação dos assistidos para esse novo desafio, a equipe realiza a busca ativa das vagas PCDs disponíveis, identifica qual assistido tem o perfil para a vaga, acompanham o assistido em todas as etapas do processo seletivo, realizam a sensibilização com os demais colaboradores da empresa para que todos entendam a importância e como lidar com essa diversidade, acompanham todo o processo de integração desse assistido no posto de trabalho, auxiliando a empresa a identificar quais são as acessibilidades necessárias para receber essa pessoa com deficiência e a partir do momento em que todas essas adequações são realizadas e todos estão adaptados a equipe tem o seu papel concluído. “É nesse momento, que conseguimos colher os frutos de todo o processo de autonomia realizado pela APAE de Valinhos”, destaca Andréa.
A equipe integrada pela Alessandra Forner (Assistente Social), Diane Dominguez (Terapeuta Ocupacional) e Viviane Moura (Psicóloga) lembra que é preciso destacar o papel fundamental da família em todas as etapas do processo, é através dessa participação ativa, que o assistido se sentirá seguro. “Os pais vibram com cada conquista, é um orgulho ver o filho conseguir chegar tão longe, vencer os obstáculos. Ver a alegria dos jovens no momento da assinatura do contrato é contagiante, é a expressão de liberdade, realização de sonhos e oportunidade de viver e experimentar o mundo” conclui a Coordenadora Andréa.
O administrador Roberto Bernardi destaca que a APAE tem uma meta dentro da ISO 9001 que é de oito jovens inseridos no ano e a entidade já está próxima a isso, em pouco mais de seis meses.
O presidente Luís Roberto Roson acompanha de perto o trabalho e disse que atualmente as empresas buscam um entendimento maior a respeito da diversidade e assim poder receber uma pessoa com deficiência em seu quadro de colaboradores, buscando conhecer suas habilidades, competências e dificuldades. “A APAE de Valinhos atua muito além da defesa e garantia de direitos estabelecida na lei de cotas, nossas equipes buscam a humanização, enfatizando o protagonismo e o potencial de nossos assistidos”.

Legenda
Viviane Moura, Diane Dominguez e A Alessandra Forner

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “APAE Valinhos comemora os resultados do Programa Mercado de Trabalho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *