Deputado Federal Eduardo Barbosa convidado especial do Grupo de Teatro Vem Ser da APAE Valinhos

O Deputado Federal Eduardo Luiz Barros Barbosa (PSDB-MG) participou de forma online, na terça-feira, 28, de um bate papo com os integrantes do grupo de Teatro Vem Ser da APAE Valinhos, onde contou um pouco do seu trabalho e sua relação com o movimento apaeano, sendo o autor da Lei 13.585/2017 de 2017, que oficializou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada anualmente no mês de agosto.
É médico pediatra e político brasileiro, natural de Pará de Minas. Atua como deputado federal pelo estado de Minas Gerais, indicado e apoiado pelo maior movimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla de Minas Gerais, as Apaes.
Está no sétimo mandato parlamentar lutando pela garantia de políticas públicas para todos os grupos vulneráveis da sociedade, especialmente pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, sua mais recente conquista começa vigorar em 1o de outubro, trata-se do auxílio inclusão, uma conquista para o deficiente que recebe o BPC, Benefício de Prestação Continuada, muitas vezes o deficiente não vai para o mercado de trabalho com medo de perder esse auxílio, ele receberá auxílio inclusão e se for dispensado do trabalho volta a receber o BPC.
Profundo conhecedor da APAE onde foi presidente e médico voluntário, fundou e presidiu a Federação das Apaes de Minas Gerais, entidade que congrega mais de 400 filiadas, Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), promoveu a reformulação institucional das filiadas por meio do Projeto Águia, capacitando as instâncias do movimento em programas de desenvolvimento técnico, gerencial e institucional.
Com os integrantes do Teatro Vem Ser, contou um pouco da sua trajetória. Perguntado sobre qual é o seu sonho, Eduardo disse que se sente realizado. “Não sou sonhador, não fico projetando o futuro, todas as oportunidades eu agarro e executo com entusiasmo”.
Sobre o grupo de teatro, Eduardo Barbosa disse que adora teatro e que há mais de 20 anos é a noiva na festa junina de Pará de Minas. “Me produzo, tenho vestido, sapato de salto mas não consegui me casar até hoje. O teatro para o deficiente é ótimo, porque desafia a pensar, interagir, ter ideias, criar personagens, desenvolver a linguagem, é uma metodologia importante dentro da APAE, por isso parabenizo a APAE Valinhos por manter esse grupo há 27 anos”.
A coordenadora do grupo professora Ana Paula Tieko, juntamente com as voluntárias Lourdinha e Fátima Petrarcha, e também o diretor Nivaldo Donizete Miguel participaram do encontro descontraído com o deputado, mostrando que a autoridade mesmo estando em Brasília pode estar próximo do povo, especialmente daqueles que ele defende na Câmara dos Deputados.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Deputado Federal Eduardo Barbosa convidado especial do Grupo de Teatro Vem Ser da APAE Valinhos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *