Grupo de Haitianos em Valinhos encontra apoio no Projeto Portas Abertas e voluntários

No início de Janeiro, durante entrevista na Valinhos FM, no Programa Revista da Manhã, Pr Hiran Amorin Pimentel da Igreja Resgate de Valinhos, anunciou o lançamento do projeto Portas Abertas, onde vão acontecer diversas oficinas gratuitas de artesanato, pintura, aulas de português, teatro, usando o espaço que possui para esses eventos num salão de ótima localização para toda a comunidade.

César Fernando Braghetto que trabalha no Cartonifício Valinhos ao ouvir a rádio, imediatamente fez o contato em busca de aulas de Português gratuitas para os Haitianos, porque há dois anos vem trabalhando voluntariamente com um grupo que veio para Valinhos para trabalhar no Cartoníficio Valinhos e viu neles, uma grande necessidade na comunicação da língua portuguesa, para conseguirem se manter e crescer num emprego e melhorar de vida.

César conta ainda que no Cartonifício foi uma das primeiras oportunidades de trabalho que encontraram na cidade. “E logo vieram outros e conhecendo as suas histórias, dificuldades e necessidades, passei a me interessar em ajudar, depois também outros Haitianos ingressaram para a empresa Crivelaro onde trabalham com reciclagem e mais outros foram indicados no restaurante da Nona atuando como Garçom e Auxiliar de Cozinha” e também num Hotel na cidade.

O grupo cresceu, agora tem outros estrangeiros também vindos da África que buscam aqui na cidade oportunidades de uma vida melhor, após passarem por situações degradantes com os desastres naturais, situação econômica e política bem precárias. “Esses estrangeiros chegam sem nada no Brasil sem nada e deixam sua família em seu país de origem e chegando aqui são bem recebidos e conseguem a documentação que permite que eles se candidatem a uma vaga de emprego e novas oportunidades. Também podem receber apoio através de uma ONG Brahitianos que conecta na rede social os Haitianos no Brasil a qual o César faz parte e representa em Valinhos e pode ser encontrada pelo o Facebook. É um intercâmbio de encorajamento.

Geralmente eles precisam de moradias com aluguéis mais em conta, móveis, utensílios, roupas e temos conseguido com ajuda de várias pessoas pois além de estarem aqui praticamente por conta própria ainda precisam mandar dinheiro para sustentar seus familiares no Haiti que dependem de seu sustento para sobrevivera lá. “Tenho levado o grupo a vários locais para conhecerem a cidade, também no SENAI para aderir a cursos gratuitos, mostrando a eles nossa comunidade e as oportunidades, como ocorreu no curso da língua portuguesa que começou no dia 8 de janeiro, ministrado pela professora voluntária Raquel R.P. Cordeiro iniciando com seis pessoas e agora até o momento já temos quatorze participantes e acreditamos que irá crescer muito mais. Inclusive criamos um grupo com professores on-line para tirar as dúvidas deles pelo Whatsapp.

O Pastor Hiram Pimentel tem acompanhado o trabalho e disse que está sendo maravilhoso. Os alunos receberam apostilas eletrônicas oferecidas pela ONU para estrangeiros e foram feitas várias copias com ajuda de voluntários.

Também o César disse que o trabalho está sendo muito bom e aderindo cada vez mais outros voluntários querendo ajudar e criaram um grupo com professores da língua portuguesa para auxilio online que está sendo bem produtivo.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Grupo de Haitianos em Valinhos encontra apoio no Projeto Portas Abertas e voluntários”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *