Grupo de Teatro VEM SER da APAE Valinhos chega aos 27 anos levando a bandeira da inclusão

Há 27 anos nascia na APAE Valinhos, um grupo irreverente, cheio de criatividade: Grupo de Teatro Vem Ser, que no dia 15 de junho festejou com a diretoria a data e a trajetória de sucesso, através de uma live, conduzida pela pedagoga Ana Paula Tieko.
A proposta da atividade de teatro VEM SER na APAE/Valinhos como recurso pedagógico, terapêutico e artístico para adolescentes, adultos e idosos consiste em construir, elaborar, ensaiar histórias a partir da realidade dos integrantes ou a partir de temas solicitados ou sugestionados, com pesquisa concreta, para a encenação. As apresentações das peças ocorrem em locais diversos: escolas, empresas, universidades, casas de repouso, eventos como congressos, seminários, e outros e comunidade de bairro.
“O teatro oferedce para o grupo, possibilidade de ampliar ainda mais o horizonte de conhecimento, melhora a auto imagem, além de torná-los mais críticos e abertos ao mundo que os cercam. Nesta pandemia não paramos, as ações aconteceram de maneira diferente, através das redes sociais, informatizados tiveram a oportunidade de ter contato com pessoas da cidade de Valinhos, de outros estados e até fora do Brasil, puderam aprender muito e acrescentaram bastante na vida de outras pessoas, mesmo assim, protegidos em casa mas com a mesma intensidade de cumprir com a nossa meta, que é Incluir e Ser Incluído”, destaca a pedagoga Ana Paula Tieko.
O Grupo de Teatro Vem Ser APAE Valinhos é conhecido em muitas cidades da região porque muito mais que a arte, a Trupe também esclarece sobre a deficiência, as possibilidades e as condições dos deficientes intelectuais atuarem e se desenvolverem, quando as oportunidades acontecem. “Já realizamos, dentro deste contexto de trabalho, o projeto: “O deficiente leva arte, cultura, música e lazer ao paciente no hospital”, onde muitas vezes as ações foram concretizadas no Hospital Santa Casa de Valinhos”, disse Ana Paula Tieko.
Neste momento de isolamento novos voluntários chegaram para contribuir para o desenvolvimento da Trupe, como a Fátima Bordinassi Petrarcha, de Campinas que há mais de 20 anos está junto na luta para o crescimento constante e progressivo do Grupo, Lourdinha Araújo Faria de Passos, da cidade de Vitória do Espirito Santo que está ajudando os integrantes com os seus dons, carinho e amor e o Ulisses do Porto Salvador de Valinhos, que ajuda concretizar as vontades e desejos dos integrantes.
“São 27 anos de muita batalha, de conquista, de perda, de tropeços, mas nunca perdendo a vontade de viver e ver concretizar a verdadeira Inclusão Social através das artes cênicas!” conclui a pedagoga.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Grupo de Teatro VEM SER da APAE Valinhos chega aos 27 anos levando a bandeira da inclusão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *