Instituto Esperança a primeira creche fundada em Valinhos completa 59 anos de trabalho

Na quarta-feira, 24 de outubro de 2018, a primeira creche instalada em Valinhos: Instituto Esperança, com sua sede na Rua Fioravante Menegaldo, 210, completou 59 anos de fundação, com um trabalho voltado para atendimento às crianças de quatro meses a três anos e onze meses, hoje com três unidades em operação e com 322 crianças assistidas.
O presidente Marcos José Vedovato percorreu todas as unidades para comemorar com as crianças e funcionários, o aniversário da instituição. Teve os parabéns, bolo e muita alegria entre os pequeninos.
Marcos José Vedovato fala com entusiasmo do trabalho desenvolvido em todas as unidades do Instituto Esperança. “Hoje estou presidente, mas me orgulho do trabalho que estamos realizando e principalmente do serviço que prestamos a esta parcela da população. São famílias que precisam deixar os filhos em segurança enquanto trabalham, cuidamos para que todas as crianças sejam bem tratadas por isso não descuidamos da alimentação, servimos quatro refeições dia, com cardápio supervisionado pela nutricionista, todas as nossas profissionais são treinadas para realizar o trabalho com excelência”.
Todas as unidades do Instituto Esperança tem atendimento de pedagogia, serviço de assistente social e nutrição, além do atendimento pediátrico e odontológico realizados por profissionais voluntários. As unidades estão equipadas com brinquedos de última geração, pátio coberto e para os bebês além de todos os equipamentos necessários, eles tem também cadeiras de balanço. Em todas as salas, as crianças tem camas individuais para o momento do descanso, assim como todo material de higiene, além de biblioteca, refeitório, cozinha e salas apropriadas para cada faixa etária.
“Comemorar 59 anos é uma grande conquista e só tenho que agradecer a todos que nos ajudam: a minha diretoria toda voluntária, ao poder público, comunidade e empresários, que fazem de nossa instituição um modelo de atendimento e serviço. Todas as salas são monitoradas através de câmeras de vídeo, temos som ambiente em todas as unidades, diariamente as mães recebem no seu whatsaap, fotos dos filhos aqui em nossas instalações e quando demoramos um pouco para mandar elas ficam ansiosas. Hoje contamos com 62 funcionários e nosso atendimento é de segunda à sexta das 7h30 às 16h30”.
Um pouco da História
O Instituto Esperança foi uma criação do Lions Clube de Valinhos que na gestão de Anézio Pinheiro em 1957 amadureceu o sonho de construir uma creche, inicialmente não seria creche, mas um orfanato, porém como Valinhos não tinha demanda o projeto foi mudado.
Após muitas campanhas, pedágios, o Lions conseguiu fazer o alicerce da futura sede em terreno da entidade, cuja pedra fundamental foi lançada em 24 de outubro de 1959, era presidente do Lions Amélio Borin.
Muito trabalho, rifa de carros até que em 1969 na gestão de Osvaldo Antunes dos Santos foi inaugurada a primeira unidade do Instituto Esperança, na Rua Fioravante Menegaldo 210 no bairro Santa Cruz, que hoje abriga 72 crianças.
Após inauguração, foi constituída a diretoria do Instituto Esperança, sendo eleito Telmo Marchiori para presidente.
Várias pessoas escreveram o nome na história do instituto Esperança. O primeiro presidente integrante do Lions Clube foi Ivo Muniz, Arnaldo Afonso depois oficialmente como Entidade Instituto Esperança, eleito Telmo Marchiori, na seqüência Antonio Carlos Spanholeto, Paulo Ivan Krobath Luz, Décio Zenone, Maria Celina de Lauro Silva, Gerson Cavinato e atualmente Marcos José Vedovato.
Depois da Unidade I, em 1973 foi inaugurada a 2ª unidade na Rua Rio de Janeiro, 24, que abriga 125 crianças e a última inaugurada em 1987 na Ponte Alta na Rua Hermínia Olivo Pavan, 210 que também atende 125 crianças.
“O nosso objetivo é a formação integral da criança, através de vários projetos que desenvolvemos em todas as nossas unidades. As crianças estão acima de tudo e por isso não medimos esforços para promover um atendimento que é motivo de orgulho para as famílias assistidas e para a cidade que tem um patrimônio social de alto nível, acredito que estamos no caminho certo, com todo trabalho que estamos promovendo”, completa Marcos José Vedovato.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Instituto Esperança a primeira creche fundada em Valinhos completa 59 anos de trabalho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *