Jarinu promove encontro para discutir ações voltadas para pessoas com deficiência

Dentro da Semana da Pessoa com Deficiência, uma campanha anual desenvolvida de 21 a 28 de agosto pela Federação Nacional das APAEs desde 1963, o presidente da APAE de Jarinu Marcelo Alduino, esteve presente no encontro de educação, realizado no dia 23 de agosto, que contou com a presença da Secretária da Educação, Cristiane Buzo, Secretária da Assistência Social, Juliana Peregrino e a Diretora do CAEE- Sônia Alves.
A Semana objetiva divulgar sobre as situações sociais das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com transtornos do espectro autista, como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições, com as demais pessoas, buscando a conscientização da sociedade acerca de determinadas necessidades para a inclusão social e autonomia.
A APAE Jarinu comemorou no dia 20 de agosto, 17 anos do início dos seus atendimentos, hoje atende 218 crianças, com as mais diversas síndromes, deficiência intelectual e transtornos do espectro autista, pessoas com graus moderados a severos, de recém nascidos à idade adulta e 87 alunos regularmente matriculados na escola de educação especial, Luz da Fraternidade.
Marcelo Alduino considerou o o evento muito produtivo, com troca de informações da APAE com o CAEE – Centro de Atendimento Educacional Especializado, Secretaria de Assitência Social, CRAS e Creas, para alinhamento das ações entre os principais órgãos da cidade, que atuam no propósito da inclusão da pessoa com deficiência.
“Estamos vivenciando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que tem como tema: É tempo de transformar conhecimento em ação, é o momento de chamarmos a atenção das nossas autoridades para que tenham um olhar para essas pessoas, a Lei Brasileira de Inclusão foi uma conquista, mas é preciso lutar muito, para que mais direitos sejam alcançados. Os nossos assistidos tem sonhos, todos tem o direito de sonhar, cabe a nós motivá-los para suas conquistas”.
Depoimentos
O assistido Geraldo de 54 anos, tem um sonho, quer ser piloto de avião, diz gostar da APAE e quer aprender bastante. O Lucas de 27 anos, gostaria de conhecer o Silvio Santos, conhecer o programa infantil e o SBT, adora estar entre os amigos da APAE. Hércules de 7 anos, quer ser policial, gosta de desenhar, pintar, e fazer lições. Silvia 28 anos, gosta de pintar, desenhar e seu sonho é viajar, já a Giovana de 17 anos, quer trabalhar em loja, farmácia, supermercados e ganhar dinheiro, a Jediane de 9 anos quer ser médica, o Artur de 11 anos quer ser um policial, aprender a dirigir carro e ser um super herói, o Flash.
“A nossa missão é sempre incentivar para irem em busca de seus ideais. O respeito a estes direitos individuais também é deixar que cada um desenvolva a seu tempo e a seu ritmo, o seu potencial, é dar abertura ao mundo e oportunidade para que cada um possa estar onde é capaz de chegar, é o respeito e tolerância a todos”, finalizou Marcelo.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Jarinu promove encontro para discutir ações voltadas para pessoas com deficiência”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *