O dia internacional da Síndrome de down teve comemoração especial na APAE Valinhos

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado anualmente em 21 de março, foi comemorado nana APAE Valinhos, com apresentação de uma peça de teatro pelo grupo Vem Ser, que abordou desde a notícia do nascimento de um bebê com a síndrome de down, a aceitação, o preconceito, inserção no mercado de trabalho. O Presidente Luis Roberto Roson fez questão de passar por algumas turmas e deixar o seu abraço.
Os alunos da APAE também foram convidados pela empresa Eaton, onde foram apresentar a peça, numa comemoração à data e participaram do almoço inclusivo promovido pela empresa.
A pedagoga Ana Paula Tieko destaca que a peça apresentada de maneira simples tem um grande conteúdo, pois desperta a importância da conscientização das pessoas sobre a luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.
A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças. Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.
Origem do Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março(21/03), fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down. A data para chamar atenção sobre a Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU e foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “O dia internacional da Síndrome de down teve comemoração especial na APAE Valinhos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *