O golpe do telefone está de volta e tem como arma o medo

Os golpes normalmente são aplicados por quem está atrás das grades. Assim, o preso tem tempo de sobra para pensar em como agir. Uma nova modalidade de crime, praticada por telefone, tem sido registrada em diversas partes do Brasil. O “medo” é a principal estratégia para convencer a vítima na maioria idosos e aposentados, a entregar dinheiro.
O Diretor da AAPV – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Valinhos José Carlos Cazzaccio, alerta que alguns associados têm relatado que estão recebendo ligação no celular com DDD 62 do Estado de Goiás. O golpe é simples e conhecido, o telefone toca e você ingenuamente, atende e acaba confundindo a voz do interlocutor que está do outro lado com a de algum parente ou amigo.
Um associado relata: “Era hora do almoço, o celular tocou, do outro lado uma pessoa se identificou como Junior, coincidentemente a pessoa tinha um parente com este nome, mas de pronto percebeu que era golpe, e a conversa foi transcorrendo: – “Aqui é o Junior, você se lembra de mim? “Sou seu parente, estou vindo fazer uma visita”. A pessoa responde: – pode vir, será um prazer e… “Quando ele ia pedir dinheiro ou porque o carro quebrou ou por qualquer outra necessidade a ligação caiu”. Esse foi um caso sem nenhuma conseqüência, mas na maioria, eles usam o terrorismo e tentativa de extorsão e o falso seqüestro.
E Cazzaccio lembra que os bandidos estão invadindo o whatsApp e ai conseguem os telefones dos familiares e de alguma forma conseguem bloquear o recebimento de ligação telefônica no celular e aí ameaçam, amedrontam até conseguir o intento que é a transferência bancária ou crédito no celular.
A dica da polícia: mantenha a calma, desconfie sempre de ligações privadas, interurbanas e de números que você desconhece. Se estiver vivenciando situação parecida, procure um policial ou ligue para o 190 e peça auxílio ao atendente, que é policial e está treinado para conduzir esse tipo de ocorrência.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “O golpe do telefone está de volta e tem como arma o medo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *