Provedor e Superintendente da Santa Casa falam dos desafios para 2022

O maior objetivo da Santa Casa de Valinhos é atender a população e apesar das dificuldades enfrentadas em 2020 e 2021, com a pandemia, se manteve firme com atendimento 24 horas. O provedor Wagner Ceroni explica que a COVID está em queda, mas com isso também o faturamento do hospital sofreu uma baixa de 30% pois diminuiu a demanda de urgência e os casos eletivos ainda não voltaram ao normal e exigiu da Mesa Administrativa e do Superintendente, ações rápidas. “Não sabemos como será 2022, na terça-feira quando cheguei ao hospital, vi o Pronto Socorro lotado com muitos casos de gripe e a necessidade de atender também os pacientes da Upinha, que ficou sem pediatra, somos parceiros do gestor do SUS que é o governo municipal e sempre estaremos à disposição da população”.
O Superintendente Fernando Pozzuto lembrou das dificuldades enfrentadas quando do início da pandemia, mas o hospital precisou se adequar, primeiro para atender em torno de 98% da população de usuários do SUS que necessitaram de internação e também aos usuários de outros convênios de planos de saúde, com 45 leitos de UTI, tornando-se a maior UTI per capita do Brasil e segundo, para ter a produção para sustentar a estrutura, o custo fixo e manter o hospital funcionando até hoje. “Foram dois pilares: acolhimento / assistência e sustentabilidade.
Wagner Ceroni agradeceu ao grupo de artistas que participou do projeto O que der na telha, cujo resultado possibilitou a troca do telhado da UTI. “Em janeiro deveremos iniciar outra campanha porque precisamos trocar o telhado de todas as áreas do hospital, quando a chuva é forte, ocorrem goteiras em alguns pontos. “Não me canso de agradecer a todos que tem nos ajudado, o hospital é patrimônio de Valinhos e precisamos cuidar dele”.
Falando sobre a renovação do contrato com a Prefeitura, Fernando Pozzuto disse que o atual convênio se encerra em 31 de janeiro de 2022, a Santa Casa já protocolou um pedido para iniciar as negociações para uma renovação do convenio, que deverá perdurar pelo ano todo. “Sempre procuramos mostrar ao gestor público responsável pelo SUS, que os serviços prestados pela Santa Casa são mais baratos do que construir e manter um hospital público. Entendemos que o gestor queira negociar para baratear os custos, mas o avanço e progresso à assistência da saúde melhorou muito, todos os procedimentos exigem medicamentos de ponta, equipamentos modernos e equipes medicas e profissionais da saúde em maior número e mais qualificados que estão à disposição dos pacientes, principalmente para pacientes SUS 24 horas por dia e isso acaba encarecendo os custos, mas acredito que tudo deva se encaminhar para uma renovação tranquila”.
O atual provedor Wagner Ceroni participa da Mesa Administrativa há 32 anos, é profundo conhecedor porque sempre exerceu o cargo de tesoureiro. “Como provedor tenho a missão de fazer da Santa Casa um hospital cada vez melhor, agradeço todo apoio que tenho recebido, 2021 foi um ano difícil, mas foi um ano de vitória. Espero que 2022 seja muito melhor, esses os meus votos a todos os valinhenses: Saúde para todos!”.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Provedor e Superintendente da Santa Casa falam dos desafios para 2022”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *