Santa Casa de Valinhos chama atenção de seus colaboradores sobre SEPSE

No dia 13 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da SEPSE, também chamada de septicemia ou sepsis, um problema que ocorre nos pacientes com infecções graves, caracterizada por um intenso estado inflamatório em todo o organismo.
Conforme explicou a enfermeira da Santa Casa de Valinhos, Tatiane Pereira Cândido do SCIH – Serviço de Controle de Infecção, todos os colaboradores estão sendo orientados a observarem os pacientes e no primeiro sinal de infecção, abrir o protocolo, para as ações, pois quanto mais cedo o tratamento, melhor será o resultado.
“Qualquer infecção pode levar à sepse. Os principais sintomas: Temperatura corporal maior que 38ºC ou menor que 35ºC; Frequência cardíaca maior que 90 batimentos por minuto; Frequência respiratória maior que 20 incursões por minutos e no hemograma: leucócitos acima de 12,000 ou abaixo 4000, devem ser observados pela nossa equipe”, destaca Tatiane.
Além desses cuidados, os colaboradores tem disponível álcool gel, mas agora estão recebendo um frasco de álcool gel individual e orientados a lavar as mãos constantemente.
“A higienização das mãos é uma prática normal dentro da Santa Casa, é o fator mais importante na prevenção das infecções. Por mais que tenhamos tecnologia e antibióticos potentes, nada vai impedir que uma bactéria passe de um paciente para outro, dentro dos hospitais ou mesmo no trabalho ou em casa, se não fizermos a higienização.
A Santa Casa tem o álcool gel disponível em todas unidades de atendimento, mas faltavam frascos individuais para cada colaborador, Pr. Hiran Pimentel recorreu à empresa Kadplás, na pessoa de seu presidente Gilberto Moreira Mello, que forneceu 1.000 embalagens, sem tampas, imediatamente Neusa Silveira dos Anjos também da Kadplás, fez contato com a empresa Picoplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda, e conseguiu as 1.000 tampinhas, que já foram entregues na Santa Casa, para que todos tenham o álcool gel sempre à mão.

Tags

Você pode gostar...

0 pensamentos sobre “Santa Casa de Valinhos chama atenção de seus colaboradores sobre SEPSE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *